Sétima edição do Circuito das Artes destaca obra de Yedamaria

Por Debora Rezende 
 A sétima edição do Circuito das Artes, que fica aberta à visitação pública até o dia 11 de maio, traz uma mostra especial com os trabalhos mais recentes da artista plástica Yêdamaria. Situada no Museu Carlos Costa Pinto, na Vitória, a “Sala Especial Yêdamaria” apresenta os quadros mais recentes da artista plástica baiana, uma coleção das obras que estão à venda, além de telas oriundas dos acervos de colecionadores. Com mais de 50 anos de carreira, Yêdamaria foi a primeira estudante negra da Escola de Belas Artes da UFBA a sair do país para fazer intercâmbio – a artista fez seu mestrado em Artes nos Estados Unidos, com uma bolsa do programa Fulbright-Laspau. Foi justamente durante seu mestrado que Yêdamaria entrou na fase de sua carreira que pode ser admirada no Circuito das Artes: a fase gastronômica.
 DSC_2596
Os quadros de Yêdamaria que estão expostos no Circuito das Artes 2014 trazem, principalmente, mesas muito bem ornamentadas e elegantes, fragmentos do que a artista vê, resquícios de sua educação e do gosto de sua mãe para a decoração. A delicadeza dos traços, a simetria e a contrastação das cores são marcas de suas pinturas. A influência do pós-moderno é também claramente percebida nas obras da artista. A sensação passada ao espectador é a de estar diante de uma bela mesa numa tarde tranquila de domingo, principalmente nas pinturas mais “tropicais” vistas no acervo da artista.
Em Salvador, no entanto, poucas obras de Yêdamaria podem ser encontradas. A maior parte de seu acervo se encontra em São Paulo e Brasília ou espalhadas fora do país. O que os visitantes da sétima edição do Circuito das Artes podem ver no Museu Carlos Costa Pinho é uma amostra de suas obras mais recentes que estão à venda, e um conjunto daqueles que fazem parte de acervos particulares, enviadas ao Circuito para a apreciação dos visitantes.
O Circuito das Artes, que começou no dia 12 de abril, acontece nos seguintes espaços: Palacete das Artes, com a exposição “Do feminino”, que traz, de diferentes maneiras, o repertório feminino enquanto condição e expressão artística, com obras de 14 artistas dos dois gêneros; Galeria da Aliança Francesa, com “Da matéria”, que traz, com trabalhos de 11 artistas, obras que trabalham com a matéria dos objetos artísticos; Museu Carlos Costa Pinto, com a Sala Especial Yêdamaria; Galeria Acbeu, onde se localiza a exposição “Da natureza”, com trabalhos de 13 artistas  que trazem suas impressões sobre a relação estabelecida com a natureza que cerca a humanidade; Galeria do ICBA, que traz os trabalhos de 13 artistas na amostra “Do urbano”, no qual são oferecidas diferentes visões sobre o que é o urbano na modernidade; e a Galeria Cañizares, que traz a exposição “Da solidão”, na qual o trabalho de 16 artistas é exposto, retratando a visão do sujeito moderno em seu estado de reclusão, pensando nas fronteiras do isolamento.
Para maiores informações sobre a sétima edição do Circuito das Artes, acesse o site oficial do projeto emhttp://goo.gl/FKf2uu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *