Agência de Notícias Ciência&Cultura é premiada no Intercom Nordeste

Por Natácia Guimarães

A Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) ganhou seis prêmios no XVI Congresso de Ciências da Comunicação, Intercom Nordeste 2014-Expocom, realizado entre 15 e 17 de maio no campus da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Um dos prêmios foi conquistado pela estudante Victória Libório, estagiária da Agência de Notícias Ciência&Cultura que, assim como a Agenda Arte e Cultura, está inserida no Programa Arte, Cultura e Ciência.

Os outros vencedores da Facom foram: na categoria Projeto de Assessoria de Imprensa, o estudante Luciano Marins (plano de assessoria de imprensa para a revista Fraude); na categoria Jornal-Laboratório Impresso, Raquel Santana (Engenho Informa); na categoria Jornalismo Digital, Alexandre Mota (Na Contramão), na categoria Jornalismo Impresso, Renata Farias (Os altos e baixos da Ladeira da Montanha); e na categoria Website, Caio Cruz (site do Encontro Nacional de Produção Cultural).

Dividido em duas fases (regional e nacional), o Intercom é o maior evento de comunicação do Brasil, e recebe, em média, 3.500 inscritos. A segunda fase, nacional, acontecerá em Foz do Iguaçu, PR.

O congresso abarca duas categorias: Expocom e Intercom Júnior. O Expocom é uma premiação de trabalhos acadêmicos que passam por algumas seleções até serem aprovados, e finalmente, premiados). O Intercom Junior, por sua vez, é a exposição de artigos acadêmicos. Além disso, o ocorre lançamentos de livros, revistas e são realizadas palestras e oficinas.

A Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, recebeu alunos de diversas áreas da comunicação: Publicidade e propaganda, cinema, rádio e tv, produção cultural entre outros. Todos interessados em aprender e se atualizarem mais sobre o cenário das ciências comunicacionais. “ Sou aluna do curso de Produção Cultural e fui pela primeira vez ao congresso. Adorei meu minicurso, que incluiu um breve passeio pela cidade e me permitiu conhecer um pouco da história de João Pessoa.”, disse Ana Paula Trindade, aluna de produção Cultual da Ufba, que afirmou ter vontade de submeter um trabalho no próximo ano.

Mas o evento teve alguns pontos que não agradaram aos congressistas, como a organização e a comunicação interna. “Fui ao Intercom para apresentar um artigo no Intercom Junior. Achei desorganizado, não tinha alguns elementos básicos de controle de alunos, como lista de presença, e deixou a desejar em alguns equipamentos” relatou a estudante de Jornalismo da UFBA Emile conceição.  Apesar disso, a programação contou com diversas palestras interessantes e minicursos que conseguiram agradar a quase todos os gostos, apesar do pouco número de vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *