Agenda Convida discute desafios da produção cultural na Bahia

Por Luiza Leão

Correr atrás das oportunidades. Essa foi a principal mensagem deixada pelo produtor cultural Rogério Menezes, que há dois anos integra a equipe da produtora Rua15 no cargo de pré-produção, durante a segunda edição do Agenda Convida. A atividade, que aconteceu na última segunda-feira (29), é um projeto da Agenda Arte e Cultura da Universidade Federal da Bahia que tem como proposta compartilhar, mensalmente, experiências de profissionais das áreas de arte, cultura e jornalismo.

Durante o bate-papo, o produtor narrou suas experiências no mercado e descreveu a rotina da profissão. Segundo ele, mais importante do que o dinheiro ou cachê, são os contatos que são feitos com outros profissionais. A formação de rede de contatos permite o acesso a melhores oportunidades.

galere4

Rogério Menezes falou, ainda, sobre os desafios do mercado da produção cultural em Salvador, e apontou o levantamento de recursos para o financiamento de novas produções e novos projetos como o maior deles. “Aqui na Bahia as pessoas ainda estão muito presas aos modelos antigos. Há uma dificuldade das coisas novas ganharem seu espaço, principalmente no mercado em que eu trabalho, que é o Axé Music”, disse. O produtor exemplifica uma exceção desse fenômeno através da banda Baiana System, que trouxe uma proposta inovadora e conseguiu conquistar o seu público.

A próxima edição do “Agenda Convida” acontece no dia 14 de março e terá como convidado o jornalista Eric Carvalho, que contará suas experiências no jornalismo esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *