Conferência internacional discute as relações entre África e Brasil no período da escravidão

O evento é organizado pelos pesquisadores Toby Green (King’s College London) e João José Reis (UFBA)               

Por Greice Mara

De 15 a 17 de março, o Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa – PAF I, será o local da conferência internacional “Dinheiro e poder na era do tráfico: escravidão e outros laços econômicos entre África e Brasil”. O evento é organizado  por dois grandes historiadores da África e da diáspora africana/escravidão, Toby Green da King’s College London e João José Reis da Universidade Federal da Bahia.

O objetivo da conferência é avaliar os debates atuais sobre as relações África-Brasil no período do tráfico transatlântico de escravos, no nível social e particularmente no âmbito das dinâmicas econômicas entre as duas margens do Atlântico. Serão abordados aspectos estruturais das relações entre as duas áreas do Atlântico, tanto de uma perspetiva macro quanto micro-histórica.

conferencia internacional_programa

Alguns especialistas, nacionais e internacionais, marcarão presença nos três dias do evento a exemplo de Luiz Felipe de Alencastro (LF de Alencastro), Mariana Candido (University of Notre Dame, USA), Paulo Farias (University of Birmingham), José Lingna Nafafe (University of Bristol, Reino Unido), José C. Curto (York University, Canadá), Lisa Earl Castillo (Unicamp), Cândido Domingues (UNEB/UNL, Portugal), Mariza Soares (UFF), Jaime Rodrigues (UNIFESP), Joseph Miller (University of Virginia, USA), Luis Nicolau Parés (UFBA), Mary Hicks (Armhest College, USA), Carlos Cardoso (INEP, Guiné Bissau), Kristin Mann (Emory University, USA).

A organização do evento é resultado da atuação do professor Carlos Silva Júnior, associado do King’s College London e vinculado ao Grupo de Pesquisa “Escravidão e Invenção da Liberdade”, do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA.  A atividade é aberta à participação de interessados. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *