MAE apresenta ciclo de palestras de temática indígena

As palestras versam sobre a etnologia indígena e compõem a programação do promovida pelo MAE para celebrar o mês do índio

Por Greice Mara

Nos dias 20, 25 e 27 de abril, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA – MAE/UFBA – apresenta um ciclo de palestras sobre a temática etnologia indígena. As atividades fazem parte da já conhecida comemoração do Abril Indígena realizado anualmente pelo Museu. A comemoração já teve início com a mostra de filmes e documentários, exibida no dia 03. A participação no ciclo é gratuita e as palestras têm início sempre às 14h.

As palestras expõem os seguintes temas: “Observações Sobre a Fotografia de Pedro Agostinho no Xingu”, que será apresentada pelo Prof. Dr. Cláudio Luiz Pereira; “Ensaiando a Historiografia Indígena na Sala de Aula”, apresentada pela Profª Drª Ana Carolina Barbosa e; “Pedro Agostinho e a Etnologia Indígena”, ministrada pela Profª Drª Maria Rosário G. de Carvalho. As inscrições para o evento serão realizadas nos 2 primeiros dias antes das palestras, os interessados podem solicitar o atestado de participação.

Cartaz Programaçaoabril 17-2

Palestrantes

Maria Rosário G. de Carvalho

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia e Etnologia. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Programa de Pesquisas Sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB) e o Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre Índios da Bahia (FUNDOCIN). Tem sua pesquisa direcionada especialmente aos temas da identidade, etnicidade e relações raciais.

Ana Carolina Barbosa

Possui doutorado em Teoria da História pela Universidade de Brasília. É professora de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal da Bahia.Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, além de História da Historiografia. Atua principalmente nos seguintes temas: matrizes temporais, epistemologia da História, historiografia brasileira e interculturalidade.

Cláudio Luiz Pereira

Atual diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia, possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é antropólogo da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, religiosidade, etnicidade, cultura baiana e cinema brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *