Professor do Instituto de Letras lança livro na Biblioteca Central

O trabalho aborda o hibridismo natural da língua inglesa e busca conscientizar estudantes sobre os riscos de promoção do preconceito linguístico

Por Kelven Figueiredo

Nesta sexta-feira, 16/12, às 18h, acontece na Biblioteca Central o lançamento do livro “Uma História Crítica da Língua Inglesa” de autoria do professor Luciano Rodrigues Lima (ILUFBA). O trabalho busca descrever questões como o hibridismo natural da língua inglesa, normalmente contaminadas por elementos ideológicos, excesso de patriotismo ou pelo eurocentrismo das histórias tradicionais.

A obra busca conscientizar, principalmente, os estudantes de língua inglesa quanto aos riscos de usar o conhecimento da língua em questão para promover o preconceito linguístico e reforçar a necessidade do compromisso com a ética da diferença e a mudança social por parte dos profissionais do ensino de inglês.

A publicação contempla o programa formal das disciplinas de história da língua inglesa dos cursos de letras com inglês e também uma visão crítica dos conteúdos e uma discussão dos resultados da história sobre a língua do presente. Em um mundo assolado por radicalismos e rápidas transformações tecnológicas, a língua inglesa é descrita conceitualmente como língua global, isto é, com ênfase nas suas principais variações.

Luciano Rodrigues Lima atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA e no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, do Campus II, Alagoinhas, da UNEB. Tem atuação interdisciplinar na área de Letras, com ênfase em Teorias de Linguagens, Literaturas de Língua Inglesa, com produção científica relevante nos seguintes temas: hipertexto literário, estudos sobre Canudos, poesia negra, escrita feminina, linguística aplicada ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, teoria e crítica literárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *