18ª edição do CineFacom é marcada pela diversidade na temática dos curtas

O CineFacom exibiu seis curtas dos mais diversos estilos produzidos por alunos da UFBA e promoveu debate entre os diretores

Por: Lucas Arraz

Na última quarta-feira de agosto, 31, o auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA recebeu a 18° edição do projeto CineFacom. O evento exibiu seis curtas dos mais diversos estilos e teve a mesa de discussão entre os diretores mediada pelo pesquisador Leonardo Reis. Entre os filmes exibidos estavam “Tereza”, “#Por onde elas Andam” e o documentário “Brincar, Brinquei Brincando”.

O curta “Tereza’ é inspirado no poema grego “Odisseia” e conta a história de superação da mulher que decide não mais esperar o marido e, em carta, avisa que está se casando com outro homem. Com temática semelhante, “#Por onde elas Andam” mostra os desafios e as libertações vividas por mulheres na luta contra o machismo. A produção é dirigida por Yasmin Müller.

A noite ainda contou com o documentário sobre a infância em diferentes gerações  “Brincar, Brinquei Brincando” e os ficcionais “Mente”, “Cópula” e “Jardim dos Martírios Ilúsorios”. Ao final das exibições os diretores se reuniram para debater sobre os filmes e suas ideias. Quem mediou a mesa foi o professor e pesquisador na área de Iluminação, Cinema e Audiovisual Leonardo Reis.

Evento promove debate entre diretores

Organizado pelos grupos de pesquisa da Facom, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o objetivo do Cinefacom é ser uma grande mostra de curtas estudantis. Para cada edição, um processo seletivo é aberto a fim de que os estudantes submetam seus trabalhos e, após o processo de curadoria, os escolhidos são exibidos em sessão única no auditório da Facom com entrada gratuita para a comunidade.

Essa foi a terceira edição de 2016 do projeto que, ao longo de seus três anos de existência, exibiu cerca de 60 produtos audiovisuais. Informações sobre o process de seleção dos trabalhos exibidos podem ser encontradas na página do evento no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *