Arte social do grupo Nariz de Cogumelo no Candeal em março

Foto: Agnes Cajaíba
Foto: Agnes Cajaíba

Por Ítamar Ferreira*

Com o intuito de pesquisar a arte do palhaço, surgiu em 2006 a companhia Nariz de Cogumelo. O grupo inicialmente fazia apresentações no eixo Pituba-Centro na cidade de Salvador, mas em 2011, devido a premiação do edital Artes Cênicas na Rua 2010, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Nariz de Cogumelo migrou para outras áreas da cidade. Fica em cartaz nos dias 04, 11 e 18 de março, na Praça El Milagro, no Candeal, às 17h, evento gratuito.

O edital Artes Cênicas na Rua 2010 da Funarte está relacionado ao mundo do circo, da dança e do teatro e tem como objetivo premiar projetos artísticos que promovessem a montagem e apresentação de espetáculos e perfomances nas ruas.

Com a contemplação do edital, o Candeal, Itapuã, Itapagipe e Fazenda Coutos tornaram-se novos palcos para a trupe de palhaços. Porém, o grupo sentiu a necessidade de fazer uma ação mais continuada e escolheram o bairro do Candeal para realizar a próxima temporada do espetáculo É das palhaças que eles gostam mais.

“Para nossa felicidade, quase um ano depois, muitos moradores ainda reconhecem as palhaças, lembram dos números e cantam as músicas do espetáculo”, conta uma das palhaças da companhia,  Laili Flórez.

Foto: João Meirelles
Foto: João Meirelles

Durante as apresentações nas ruas as crianças representam um terço da plateia. “Apesar de termos outros trabalhos mais direcionados às crianças, É das palhaças que eles gostam mais é indicado para todas as idades, pois desde os menores aos mais velhos riem e se divertem com as palhaças”, afirma  Laili Flórez.

A temporada de É das palhaças que eles gostam mais, no Candeal foi estendida e terá mais três apresentações nos dias 04, 11 e 18 de março. Os próximos projetos do grupo são com outros trabalhos, Cabaré Show de Calouros, de 22 e 23 de março, às 20h, Cabaré Freak Show, de 24 e 25 de março, sempre às 20h; O Salone, de 07 a 29 de abril (nos sábados e domingos), às 16h, no Teatro SESI, no Rio Vermelho.

O grupo formado por cinco palhaços, Laili Flórez, Larissa Uerba, Lucas Couto, Luiza Bocca e Viviane Abreu, e dois músicos, Diogo Flórez e Pedro Vieira, trabalha em Salvador há mais de cinco anos dedicando-se à arte da palhaçaria. O trabalho na rua é o campo principal de atuação do Nariz de Cogumelo, que desenvolve desde 2008 uma pesquisa nesta área, especialmente nas praças Ana Lúcia Magalhães, localizada na Pituba e Dois de Julho, no Campo Grande, onde o grupo entrar em temporada duas vezes por ano. Outras pesquisas do grupo são a estética dos cabarés cômicos e o teatro.

Serviço

O que: Cabaré Show de Calouros

Data: 22 e 23 de março

Horário: 20h

Local: Teatro SESI, no Rio Vermelho

O que: Cabaré Freak Show

Data: 24 e 25 de março

Horário: 20h

Local: Teatro SESI, no Rio Vermelho

O que: O Salone

Data: 07 a 29 de abril (nos sábados e domingos)

Horário: 16h

Local: Teatro SESI, no Rio Vermelho

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *