Caixa Cultural recebe inscrições para oficinas artísticas e educativas

Primeira edição da oficina de Mosaico para arte educadores. Foto: Belinda Neves
Primeira edição da oficina de Mosaico para arte educadores. Foto: Belinda Neves

por Adriana Santana

 

O Programa Educativo Gente Arteira, da Caixa Cultural, recebe inscrições para oficinas artísticas que acontecem em Salvador nos meses de junho e julho, destinadas ao público de diversas idades. Entre as temáticas das oficinas, podem ser citadas a de graffiti, mosaico para arte educadores, construção de personagens para teatro de bonecos e estamparia. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas na sede da Caixa Cultural, na Rua Carlos Gomes.

O programa Gente Arteira surgiu em 2006 a partir de iniciativas criadas pela Caixa em algumas capitais brasileiras, como o projeto Criança Arteira, de Brasília; Expresso Cultural Caixa, de Salvador;Convênio Cultural, do Rio de Janeiro; e Museu, Escola e Família, de São Paulo. Tais projetos assumiam o mesmo objetivo: permitir a estudantes de escolas públicas a participação em visitas monitoradas às exposições da Caixa Cultural, oficinas e workshops. O Expresso Cultural Caixa foi realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a empresa de transportes Itapemirim, que disponibilizou ônibus para o deslocamento de crianças e jovens de bairros periféricos e idosos abrigados em asilos de Salvador para visitas monitoradas ao espaço. O programa atual segue o mesmo direcionamento, contando com serviço de transporte e lanche para grupos pertencentes a instituições públicas – escolas, universidades, associações, ONG’s, entre outros –, desde que solicitado previamente através do e-mail caixacultural02.ba@caixa.gov.br.

Oficinas

A oficina A arte do grafitti terá como facilitador Marcos Costa, graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA. Pintor profissional há 12 anos, Costa conheceu o graffiti ainda na adolescência. Atualmente coordena o projeto Recongraffiti, que realiza intervenções e workshops em cidades do Recôncavo Baiano. “Acho bem interessante esse projeto da Caixa Cultural, primeiro pelo seu caráter popular e acessível, depois pela sensibilidade de valorizar manifestações artísticas e de expressão popular. Acho que a iniciativa promove fortalecimento de cada uma dessas manifestações, assim como possibilita oportunidades para estudantes, iniciantes e outros cidadãos que desejam ou têm aptidão por alguma das diversas áreas contempladas no programa”, afirma.

A oficina Mosaico para arte-educadores será realizada pela segunda vez no programa Gente Arteira. Mediada por Belinda Neves, artista visual e especialista em Arte Educação pela Escola de Belas Artes da UFBA, a oficina apresenta técnicas de mosaico e traz uma abordagem histórica sobre as matrizes étnicas brasileiras, visando a formação de educadores para a multiplicação em sala de aula. O objetivo é que, através da linguagem dos mosaicos, os educadores possam contemplar as matrizes culturais com diversas possibilidades de utilização. “A importância da oficina está no seu conjunto: o diálogo com as matrizes, o ensino da arte como proposta de acessibilidade, o respeito à diversidade em amplos aspectos, o efeito multiplicador em seus ambientes e sistemas e a relação de pertencimento do futuro estudante com a sociedade em que vive”, indica Neves.

A oficina de graffiti contará com duas turmas: uma nos dias 19 e 20 de junho, outra nos dias 10 e 11 de julho. A oficina de mosaico terá uma turma única, que se reúne entre os dias 03 e 06 de julho.

 

Serviço

O que: Oficinas do Programa Educativo Gente Arteira.

Quando: verificar disponibilidade de vagas.

Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, Centro).

Quanto: grátis.

Informações: caixacultural02.ba@caixa.gov.br / (71) 3421-4200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *