Camará: Música Baiana Erudita investe no patrocínio colaborativo

logo-camara_moldura1_0

Por Mariana de Paula*

Rompendo barreiras entre o clássico e o contemporâneo com muita criatividade, o Conjunto de Câmara da Ufba (Camará) é um grupo de música de Salvador que se dedica à estreia e gravação de obras de compositores brasileiros de música de concerto contemporânea.

 

O Camará encarou o desafio do patrocínio colaborativo para tornar mais acessível a música clássica baiana. O projeto “Musica Baiana?” coordenado pelo diretor artístico e regente do grupo, Paulo Rios Filho, consiste em realizar dois concertos e a gravação de um álbum digital, incluindo obras inéditas de compositores baianos, que será disponibilizado gratuitamente pela internet. O grupo pretende realizar o projeto no final de 2011.

 

O patrocínio colaborativo conhecido também como crowdfunding é uma forma de financiamento cooperativo em que muitas pessoas contribuem com pequenas quantias e assim financiam a execução de um projeto, em troca o colaborador recebe uma recompensa prevista no projeto. Traduzido literalmente o termo crowdfunding significa financiamento pela multidão. O cooperativismo tem crescido bastante na internet existem diversos sites com esta modalidade, além do patrocínio cultural, existem jornais online e enciclopédias que funcionam dessa maneira.

 

Em entrevista com o diretor artístico e regente do Camará, Paulo Rios Filho, ele esclarece qual o principal objetivo do grupo que surge para difundir a música de concerto contemporânea e desmitificar os paradigmas criados para a música baiana. Ele acredita nesta forma de financiamento, pois, segundo ele “a comunidade doadora além de ganhar as recompensas oferecidas pelo realizador ainda usufrui do produto cultural gerado”.

 

Patrocine

Para apoiar o projeto visite a página do Camará no Catarse. As cotas de patrocínio vão de R$ 10,00 até R$ 5.000,00. O grupo tem pouco mais de 52 dias para conseguir o patrocínio total do projeto e dessa forma poder realizá-lo na íntegra. Além disso há uma variedade de recompensas que vão desde a divulgação do nome como apoiador do projeto, tirinhas com histórias divertidas do grupo, “cocadinhas da Vovó Quequel”, acessórios personalizados e até palestra de apreciação musical juntamente com um recital de percussão para os maiores doadores. No blog do grupo tem algumas imagens dessas recompensas.

 

Notícia Relacionada

Conjunto Camará estreia concerto e álbum em dezembro

 

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *