Caravana cultural da Secult percorre primeiro circuito arqueológico do Estado

CIRCUI~1

Da Redação*

 

Começa neste domingo (22/01) e segue até quinta-feira (26) a caravana que inicia o primeiro circuito de arqueologia da Bahia. A comitiva formada pelo Secretário de Cultura, Albino Rubim, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Frederico Mendonça, prefeitos dos municípios da região da Chapada Diamantina, assessores e técnicos estaduais percorrem os municípios de Lençóis, Wagner, Nova Redenção e Iraquara.

 

Os trajetos que serão visitados pelos integrantes da caravana são resultantes do Projeto Circuitos Arqueológicos desenvolvido pelo Ipac em parceria com uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Devido a este convênio entre as duas instituições, desde 2008 atividades como identificação, pesquisa, manejo de sítios de arte rupestre, bens paisagísticos e edificações, oficinas, cursos e mobilizações vêm sendo realizados nas cidades de Seabra, Wagner, Lençóis, Palmeiras, Iraquara e Morro do Chapéu. Frederico Mendonça declara que a meta desse projeto é “mostrar que o turismo cultural é um vetor exequível de desenvolvimento econômico sustentável para esses municípios, a partir de atrações culturais irrefutáveis e valiosas”. No âmbito do projeto, foram realizados o Seminário Internacional de Arte Rupestre, o 5º Seminário de Arte Rupestre, a 3ª Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre e a exposição Circuitos Arqueológicos, que ficou em cartaz na Galeria Solar Ferrão, em Salvador, nos meses de setembro e outubro de 2011.

 

Trajetos No primeiro dia (22) a caravana da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) chega a Lençóis e faz uma visita a Serra das Paridas. No dia seguinte (23) a comitiva passa por Wagner e pelas localidades de Cachoeirinha e Passagem dos Bois. No município de Wagner acontece a primeira edição do Conversando sobre Patrimônio em 2012. Este projeto, que acontece todos os meses no Conselho Estadual de Cultura e debate temáticas sobre patrimônio, cultura e políticas públicas, discute nesse dia, o tema Missão Presbiteriana na Bahia – Patrimônio Edificado, promovendo reflexões acerca dos tombamentos e seus impactos para os proprietários das edificações e para os municípios. Dia 24/01 o local visitado é o Poço Azul, em Nova Redenção. Ainda neste dia, acontece o lançamento do DVD Cultura e Patrimônio – A Voz da Comunidade, no auditório da Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis. No penúltimo dia (25), a comitiva vai até Iraquara, onde visita a Lapa Doce, a Lapa do Sol, a Pratinha e Iraporanga. Na quinta-feira (26) a caravana chega ao fim.

 

Durante a viagem, além de inaugurar o circuito arqueológico, a caravana da SecultBA anuncia os tombamentos da Igreja Presbiteriana, do Grace Memorial Hospital e do Instituto Ponte Nova, em Wagner, e o da Vila do Parnaíba, na cidade de Iraquara.

 

*Com informações da Ascom/Ipac

Notícia Relacionada

Exposição “Circuitos Arqueológicos” é resultado de parceria entre Ufba e Ipac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *