Ceao tem programação de outubro dedicada a crianças e pesquisadores

Por Ítalo Cerqueira*
O Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (Ceao) promove três eventos e um curso neste mês de outubro no auditório Milton Santos.

Hoje, dia 07, das 14h às 17 h, o projeto educacional Bahia Street realizará atividades referentes ao dia da criança em uma sessão especial que contará com a presença dos estudantes da Creche T.S. Criança. O projeto, voltado para cultura negra, acolhe aproximadamente 70 crianças que se encontram em situação de risco.

Dia 11, terça-feira, às 18 h, acontecerá a palestra Para uma antropologia do não-comer e dos interditos alimentares, ministrada pelo Professor Dr. Cláudio Luiz Pereira. A palestra abordará assuntos ligados à interrupção da alimentação, como: jejum, greve de fome, dietas, regimes, além dos distúrbios alimentares da anorexia e da bulimia. De acordo com o professor, esta palestra “é uma resposta, ou um contraponto, ao curso oferecido por Jeferson Bacelar, aqui no Ceao no último mês, e que versava sobre a antropologia da alimentação. Pretendo navegar por um negativun de todas as cultura, e mostrar a importância social e cultural do não-comer”. Ele ainda afirma que abordará coisas que aparentam ser absurdas e risíveis para ele, principalmente quando estas são enquadradas perspectivamente em um comparativo das culturas.

 

Já na segunda-feira, 17, às 10 h, a conferência internacional Passado e História: o passado como forma sensorial reunirá acadêmicos brasileiros, ganenses, sul-africanos, holandeses, estadunidenses, portugueses e canadenses que abordarão novos percursos no que tange a pesquisa da “história” e procurarão entender como o presente é reflexo do passado e como este passado é sentido e imaginado desde o presente. Nos dias 18 e 19, o seminário acontecerá no Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua Acouguinho, nº 1, Pelourinho.

 

Por fim, entre os dias 20 de outubro e 15 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h, o professor Dr. Cláudio Luiz Pereira também irá ministrar o curso “Antropologia do Brasil, Antropologia no Brasil: para uma antropologia da antropologia brasileira”, cujo objetivo é focar antropologicamente a antropologia, assim a antropologia brasileira será revisada através de seus autores e textos, de suas teorias e etnografias e pela descrição e interpretação dos antropólogos do povo e da nação brasileira. O valor do curso é de R$ 30,00 para estudantes e de R$ 40,00 para profissionais, serão 20 vagas e sua carga horária é de 20 horas (certificado com 75% de frequência mínima). Confira a programação.

 

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *