Atores baianos com projeção nacional participam do Ciclo de Leituras Dramáticas

Evento que integra as comemorações dos 60 anos da Escola de Teatro e dos 70 anos da UFBA contou com a participação  de Vladimir Brichta, Alethea Novaes, Marcelo Flores e Analu Tavares 

Por Yananda Lima

A primeira edição do Ciclo de Leituras Dramáticas 2016 aconteceu ontem (01/03) no Teatro Martim Gonçalves e contou com a participação de ex-alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia conhecidos nacionalmente como Vladimir Brichta, Alethea Novaes, Marcelo Flores e Analu Tavares. Também integraram-se ao elenco Mariana Passos, Malou Araujo, Otávio Correia, Roberto Nascimento, Veríssimo Vasconcelos e Vinicius Martins.

O projeto de extensão permanente da Escola de Teatro nasceu na década de 80 com Wilmara Rodrigues e esse ano conta com programação especial em comemoração aos 60 anos da Escola e 70 anos da Universidade Federal da Bahia. “Pensamos em retomar o ciclo, queremos ler algumas peças que foram do repertório da escola”, afirma Raimundo Matos Leão, professor coordenador do projeto ao lado de George Mascarenhas e Gerson Praxedes.

A peça escolhida para o primeiro Ciclo de Leituras foi Um Bonde Chamado Desejo, do dramaturgo americano Tennessee Williams, montada pela primeira vez na Escola de Teatro por Charles Mcgow, em 1959. “Lembro que fugia do colégio 2 de julho para vim assistir ao espetáculo”, brinca Harildo Deda diretor da apresentação esse ano.

10399243_561544924019774_2159331797328082560_n
Foto: Lucas de Souza – Reprodução do Facebook

A apresentação

Sucesso na literatura, no teatro e no cinema, Um Bonde Chamado Desejo conta a história de Blanche DuBois, interpretada por Alethea Novaes, uma mulher de meia-idade que volta pra casa da sua irmã por não ter para onde ir. Criando um mundo de mentiras e à beira da loucura, Blanche tem conflitos frequentes com seu cunhado Stanley Kowalski, representado por Vladimir Brichta.

“Voltar a pisar aqui é um encontro muito feliz. Reencontro elementos da minha formação que são muito fortes dentro de mim e que carrego comigo estrada a fora.” afirma Vladimir ao se referir a sua passagem pela Escola de Teatro em 1993 com o Curso Livre, e em 1996 a 1999 na graduação em interpretação teatral.

Tenneesse Williams recebeu o Prêmio Pulitzer em 1947 pela obra, que contou com uma montagem na Broadway e uma adaptação cinematográfica em 1951 na qual Marlon Brando interpretou Stanley e Vivien Leigh atuou como Blanche. Em 1996, a comemoração dos 40 anos da Escola de Teatro também contou com trechos de peças consagradas na interpretação de seus alunos, entre elas, Um Bonde Chamado Desejo.

Analu Tavares, atriz que interpreta Stella Kowalski, disse estar feliz em trabalhar novamente com os antigos colegas. “É bom mais uma vez estar com eles na Escola de Teatro, comemorando os 60 anos da Escola. É super importante, a gente aprendeu muito aqui.” destaca.

A peça foi contada em onze cenas e teve aproximadamente 2h30min de duração. Ao final dela, os atores agradeceram a presença do público e ressaltaram a importância da produção artística da Universidade, fundamental para o fomento a cultura e a liberdade de expressão. “Educação em nosso país é um ato de resistência. Educação pública no nosso país, é um ato de resistência. Arte é um ato de resistência. Uma escola pública que ensina teatro no nosso país, é um ato de resistência. São 60 anos de resistência, temos que comemorar.” expressa Vladimir.

Leituras Dramáticas

Ao longo do ano serão realizadas 07 edições, com textos dramatúrgicos encenados pelo extinto grupo A Barca e pelo repertório da Companhia de Teatro da UFBA. A Barca foi criada nos primeiros anos da Escola de Teatro a fim de suprir uma demanda da cidade que até então não produzia espetáculos de companhias locais. Extinta no final dos anos sessenta, A Companhia de Teatro ocupa seu lugar, reproduzindo textos clássicos e contemporâneos até hoje.

A entrada dos Ciclos de Leitura é gratuita e os ingressos são distribuídos no dia da apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *