Cidades do Recôncavo recebem oficinas de grafite

 

cartaz_rec_cc_net

 

O projeto Recongraffiti Circular acontece em Maragogipe, Salinas da Margarida e Jaguaripe, de 15 a 25 de maio.

 

 

Da Redação 

 

 

O projeto Recongraffiti Circular, que ocorre de 15 a 25 de maio, visa desenvolver uma relação entre artistas e comunidades locais e contemporâneas. As cidades de MaragogipeSalinas da Margarida e Jaguaripe são contempladas este ano, após as oficinas proporcionarem experiências estéticas e artísticas, em 2011, nos municípios de Cachoeira, Muritiba e Santo Amaro da Purificação.

Destinado a moradores, artistas e estudantes, o Recongraffiti incentiva o nascimento de novos talentos na arte de grafitar. O graffiti é uma arte popular tipicamente urbana que dialoga com os habitantes e os espaços das cidades, proporcionando novos significados aos locais por meio das mensagens críticas e reflexivas.

As oficinas acontecem durante três dias, em cada cidade, e são cordenadas por Marcos Costa, artista plático formado pela Escola de Belas Artes da UFBA que desenvolve desenho, pintura, colagem e gravura, além de decoração de interiores por meio do grafite. Nos dois primeiro dias do curso, Costa discute sobre o surgimento do grafite e seu desenvolvimento ao longo dos anos, distinguindo graffiti de pichação. Ainda nesses dias, técnicas como stêncil, sticker, lambe-lambe, estilos de letras, entre outras, serão apresentadas. No último encontro, as artes serão feitas em uma área cedida.

Todo o processo, desde os debates até a realização das intervenções, será registrado e transformado em um catálogo de fotos, com tiragem de 1500 exemplares e distribuído gratuitamente.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, com 30 vagas para cada oficina, para os interessados a partir de 12 anos. Para efetivar a inscrição, deve-se enviar nome completo, RG e a cidade de interesse para o e-mail: recongraffiti@hotmail.com.

Oficina de Graffiti em Maragogipe

Dias: 15, 16 e 17/05/2012

Horário: das 8h às 12h

Local: Casa da Cultura de Maragogipe

Endereço:  Praça Ermezindo Mendes, s/n – Centro

 

Oficina de Graffiti em Salinas da Margarida

Dias: 19, 20 e 21/05/ 2012

Horário: das 8h às 12h

Local: Biblioteca Municipal Prof. Jurandir Araújo Costa

Endereço: Rua São Cristóvão, s/n – Centro

Oficina de Graffiti em Jaguaripe

Dias: 23, 24 e 25/05/2012

Horário: das 8h às 12h

Local: Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Endereço: Praça da Bandeira, nº 1, Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *