CineFacom comemora um ano com mostra retrospectiva de Navarro

Comemorando aniversário, o  projeto exibe quatro filmes de Edgard Navarro, trazendo também projeções de vídeo e música para a  Faculdade de Comunicação da UFBA

 *Da Redação – informações do CineFacom

O aniversário de um ano do CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA – vai ser comemorado em edição especial, com uma retrospectiva de parte da filmografia do cineasta Edgard Navarro e com direito a festa. No dia 12 de fevereiro às 19h, acontece a Mostra Especial Edgard Navarro: Do Superoito ao Superoutro, com entrada gratuita, na Faculdade de Comunicação. A mostra faz a abertura da noite com a exibição de quatro filmes do cineasta baiano, seguida por um bate-papo com o próprio Navarro, mediado pelo professor-tutor do projeto, José Francisco Serafim. Logo depois, acontece a festa de comemoração do aniversário do CineFacom, com projeções de vídeos por Albano Moura, Dj Berg Benoni, venda de acarajé e bebidas.

Próximo a completar um ano de vida, o Cinefacom já realizou a exibição gratuita de 65 filmes, 51 deles realizados por estudantes da UFBA. Cerca de 700 pessoas participaram das 16 edições do projeto, que desde o segundo semestre de 2013 recebe o apoio da Universidade através do edital Proext/Eventos 2013 e tem se consolidado como espaço permanente e popular de cinema e audiovisual. Além disso, o Cinefacom se torna local para circular a produção fílmica da Universidade Federal da Bahia.

 Sobre o Diretor

Edgard Navarro nasceu em Salvador em 1949. Graduou-se em Engenharia e Artes Cênicas. Iniciou-se no cinema através do Super 8 mm, com a realização de diversos curtas premiados em festivais da categoria. Estreia em 1976, com o curta Alice no país das mil novilhas, em 1977 lança O Rei do Cagaço, polêmico vencedor do Festival de Super-8 de Recife e em 1978 o filme Exposed, também feito em Super-8. Seus filmes desta fase trazem a marca da irreverência e de um humor iconoclasta, cáustico e provocativo. Em 1985, realizou Lin E Katazan, ganhador de melhor filme, melhor montagem e melhor ator (Inaldo Santana) no Festival de Brasília/86. Em 1987/88, realizou SUPEROUTRO, média metragem que ganha no Festival de Gramado/89 os títulos de melhor filme, melhor direção e melhor ator (Bertrand Duarte). Em 2002/05 realizou EU ME LEMBRO, seu primeiro longa metragem, premiado no Festival de Brasília com melhor filme (Júri Oficial e da Crítica); Melhor Roteiro; Melhor Direção; Melhor Atriz (Arly Arnaud); Melhor Atriz Coadjuvante (Valderez Freitas Teixeira) e Melhor Ator Coadjuvante (Fernando Neves). Seu último filme produzido – O HOMEM QUE NÃO DORMIA – foi lançado em 2011, seu segundo longa metragem, merecedor dos prêmios de Crítica de Melhor Direção no Festival Sesc Melhores Filmes 2012.

Sobre os filmes:

– O Rei do Cagaço (1977)

Duração: 10 min

Sinopse: O ato de defecar, filmado de forma explícita, introduz a história paródica de um manifestante que descobre a força política das fezes e passe a fazer atentados com cocô.

Foto: Reprodução O Rei do Cagaço
Foto: Reprodução O Rei do Cagaço

– Exposed (1978)

Duração: 7´30´´

Sinopse: Fogo, retratos velhos e queimados da vida familiar, cães copulando e figuras de proa da era política da ditadura militar são alternados em jogo de cores fílmicas que alternam passado e presente. O poder armado, viril, fálico. Obra-prima da vertente experimental superoitista.

Foto: Reprodução Exposed
Foto: Reprodução Exposed

 

– Lin e Katazan (1979)

Duração: 5 min

Sinopse: O simplório Lin, operário da construção civil, retira alegria de atividades simples, como o banho.  Seu patrão, Katazan, movido por ódio irracional e crescente, passa a persegui-lo no trabalho até o desfecho trágico. Texto do livro Fazenda Modelo, romance de Chico Buarque publicado nos anos 70.

Lin e Katazan
Lin e Katazan

– Superoutro (1989)

Duração: 46 min

Sinopse: Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.

Foto: Reprodução Superoutro
Foto: Reprodução Superoutro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *