Concerto no Martim Gonçalves apresenta cânticos em yorubá

O Concerto 3 Tempos da intérprete  Inaicyra Falcão apresenta os cânticos do disco “OKAN AWA”, que mescla canções  em yorubá e português

Por: Alana Bittencourt

O Teatro Martim Gonçalves será palco, neste sábado, 27, às 19h, do Concerto 3 Tempos, da intérprete criativa Inaicyra Falcão. A audição musical apresenta os cânticos do álbum “OKAN AWA”, que reúne cânticos em yorubá e português adaptados para o universo lírico por Inaicyra e Beto Pelegrino. A direção musical é de Maurício Lourenço.

 O repertório apresentado é marcado pela herança africana nas Américas, fruto de um trabalho de investigação musical e pesquisa artística.  Além da participação do músico Gabi Guedes, referência percussiva da música brasileira, o evento promove o encontro entre outros autores e criadores, que influenciaram a artista.

 O Concerto 3 Tempos foi apresentado pela primeira vez  em 2014, quando a artista realizou apresentações no Teatro do ICBA, Espaço Xisto Bahia e Teatro Vila Velha. O repertório partiu de um desejo da artista em apresentar aos soteropolitanos músicas que marcaram sua trajetória artística. O objetivo é valorizar a música negra norte-americana, a música erudita brasileira inspirada em lendas indígenas e de orixás, bem como o repertório consagrado de cânticos yorubás presentes no CD “OKAN AWA”, disco autoral da artista.

O álbum conta com composições de Babi de Oliveira e Waldemar Henrique, inspiradas em lendas afro-brasileiras e indígenas e os Negro Spiritual, cânticos que eram entoados pelos negros escravizados enquanto trabalhavam nas plantações dos Estados Unidos da América.

O evento é uma realização da Acosta Produções Artísticas e tem como diretor musical Maurício Lourenço. Os  Ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada). A classificação indicativa é 12 anos.

O Teatro Martim Gonçalves fica localizado na Escola de Teatro da UFBA (Av. Araújo Pinho, 292, Canela).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *