CUS realiza curso de introdução ao pensamento de Judith Butler

A iniciativa ocorre em resposta às manifestações contrárias à vinda da filósofa feminista ao Brasil                      

Por: Glenda Dantas

O Grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) realiza curso de introdução ao pensamento de Judith Butler. O curso tem início na próxima quinta-feira, 23, e será ministrado durante cinco tardes no auditório B do PAF 5, no campus de Ondina. A iniciativa ocorre em resposta às manifestações contrárias à vinda da filósofa feminista, que esteve no Brasil nos dias 7 à 10 de novembro.

Segundo o coordenador do CUS, Leandro Colling, Butler é uma das intelectuais mais estudadas no grupo de pesquisa. Colling é o responsável pelo primeiro dia do curso, quando falará sobre “Problemas de gênero e a teoria da performatividade de gênero”.  Butler esteve no Brasil pela primeira vez em 2015 à convite do CUS, para participar da conferência de abertura do II Desfazendo Gênero no Teatro Castro Alves.

Além de Colling, o curso será ministrado por Mayana Soares, doutoranda em Literatura pela UFBA, Matheus Santos, doutorando em Comunicação pela UFRJ, Alexandre Nunes, doutorando em Cultura e Sociedade pela UFBA, João Manuel de Oliveira, professor visitante da UFSC, Tiago Sant´Ana, doutorando em Cultura e Sociedade pela UFBA e Berenice Bento, professora da Universidade de Brasília. Esses estudiosos irão tratar de aspectos centrais da obra de Butler, que vão além das questões de gênero pelas quais Judith é reconhecida, como a filosofia política e ética.

Os participantes de todos os dias do curso recebem certificado de 15 horas. Certificados individuais por dia do curso também serão emitidos para as pessoas interessadas. As inscrições poderão ser feitas na hora do evento e gratuitamente. As mesas ocorrem sempre das 14h às 17h.

Confira a programação completa:

23 de novembro: Problemas de gênero e a teoria da performatividade de gênero (Leandro Colling)

30 de novembro: Corpos que importam e as formações do abjeto (Mayana Soares e Matheus Santos)

7 de dezembro: Vida precária e políticas de enlutamento (Alexandre Nunes)

08 de janeiro: Corpos aliados e lutas pela democracia (João Manuel de Oliveira e Tiago Sant´Ana)

22 de janeiro: Caminhos divergentes e a questão palestina (Berenice Bento)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *