Documentário Terceiro Estágio é apresentado na III Semana do Meio Ambiente da UFBA

Documentário mostra a evolução das questões ambientais na Bahia nos últimos 40 anos, através de depoimentos de ambientalistas, empresários e membros da sociedade civil.

*Por Luiza Peixoto

O documentário “Terceiro Estágio” foi exibido no auditório do PAF III durante a III Semana do Meio Ambiente da UFBA, que discutiu alternativas socioeconômicas, políticas e culturais para questões relacionadas ao meio ambiente.

Produzido pelo cineasta baiano Roberto Barreto, o vídeo apresenta de forma cronológica as mudanças relacionadas ao meio ambiente, ocorridas na Bahia nos últimos 40 anos.  Segundo Barreto, o documentário objetiva registrar os avanços relacionados ao meio ambiente e servir de reflexão para o momento atual, na Bahia e no mundo.

“Para mim, o Terceiro Estágio é um documento referencial que mostra as mudanças ocorridas na Bahia nas últimas décadas. Foi um processo contínuo de mudanças favoráveis às questões relacionadas ao meio ambiente e eu como ambientalista participei desde processo, daí a ideia de fazer este documentário”, disse.

O vídeo é dividido em três momentos distintos. O primeiro acontece entre as décadas de 70-80, denominado de período reativo. Este momento foi marcado por muita poluição, onde as leis de controle eram incipientes. Neste contexto de descaso e falta de regulação em relação às questões ambientais, começaram a surgir reações a favor do meio ambiente e a criação de organizações ambientalistas.

Os anos 90 deram início ao Segundo Estágio, período pró-ativo, onde as empresas começaram a se posicionar de forma diferenciada adotando uma visão ambiental global. Os setores produtivos começaram a perceber a necessidade de redução da poluição, evitando conflitos com a sociedade e adotando uma imagem de “empresa limpa”. Gerar resíduo no meio ambiente passou a ser visto como uma prova de ineficiência e muitas empresas, preocupadas com a imagem negativa, começam a criar mecanismos para diminuir os impactos ao meio ambiente.

O Terceiro Estágio tem início com o século XXI – momento em que as empresas passam a adotar medidas preventivas continuadas – com o objetivo de aumentar a ecoeficiência e redução dos riscos ao meio ambiente. O filme mostra que a meta das indústrias neste momento contemporâneo é reduzir os impactos ao meio ambiente o máximo possível, com produção limpa e resíduo zero.

Após a apresentação do documentário o público pôde debater questões relacionadas ao vídeo e tirar as dúvidas com o cineasta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *