Encontro Antonieta de Barros discute formação e vida de estudantes negras e indígenas

O evento, que discutirá “Expressões artísticas e protagonismo afro indígena”,  faz parte da programação da  6ª edição do julho das pretas

Por: Glenda Dantas

Como os marcadores de gênero e raça pautam as vidas das estudantes negras e indígenas? Quais os desafios para a formação? Essas são algumas questões que vão ser discutidas na II Edição do Encontro Antonieta de Barros, nesta quarta-feira (17), na FACOM/UFBA.

O evento tem como tema “Expressões artísticas e protagonismo afro indígena”, e será realizado às 14h, no espaço criativo Ilê Ti Com.

Promovido por estudantes, o evento ocorre sempre no mês de julho, em conformação com o período que permeia o dia 25 do mesmo mês, em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. Desta vez o evento é, também, parte da programação da 6ª edição do julho das pretas.

“O encontro é um modo de comemorar e relembrar a jornalista e política brasileira Antonieta de Barros, e tantas outras ancestrais que continuam a abrir as portas para que hoje estejamos ocupando espaços, e discutindo temáticas plurais e de interesse latino e caribenho”, explicam as organizadoras.

Neste ano, em que as movimentações políticas estão em alta, o Encontro Antonieta de Barros destacará a arte protagonizada por mulheres negras e indígenas enquanto lugar de resistência, identidade, expressão e valorização dessas narrativas. A programação conta com a rapper, MC Naja; a cantora, Beatriz Tuxá; a ilustradora Larissa Almeida; e a poetisa Maiara.

Confira a programação completa:

14h – Abertura + Exibição de projeto fotográfico e de ilustrações

14h30 – Início da roda de conversa com a cantora Beatriz Tuxá, a ilustradora Larissa Rebouças, a poetisa Maiara Silva e a rapper Mc Naja.

16h – Apresentação de reportagem investigativa sobre assédio na UFBA

16h30 – Encerramento

Para outras informações, acesse a página do evento.

O quê? II Encontro Antonieta de Barros Facom/UFBA: “Expressões artísticas e protagonismo afro indígena”.

Quando? 18 de Julho, das 14h às 17h.

Onde? Ilê Ti Com – 2o andar da FACOM

Quanto? Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *