Encontro sobre as formas de prevenção ao suicídio será realizado na UFBA

O evento faz parte do Setembro Amarelo e visa esclarecer ao público quais são os canais de apoio que a universidade oferece

Por Lua Gama

Integrando o calendário de atividades do Setembro Amarelo na UFBA, será realizado na sexta-feira (21), às 17h, o evento “Setembro Amarelo – Sua Vida Importa”. O encontro será no auditório do PAF III, no campus de Ondina, na UFBA.

O evento terá como convidados a psicopedagoga, voluntária e porta-voz do CVV, Josiana Rocha; o psicólogo do Programa PsiU Kléssyo Freire; e a terapeuta comunitária Graça Farani. Esse evento é uma iniciativa do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e organizado pelo Acarajé das 5.

Todo o evento é aberto ao público e gratuito, disponibilizando certificado de participação de 2h para quem comparecer. Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site https://goo.gl/mErPYJ.

O Setembro Amarelo surgiu como um mês para realização de campanhas com foco na prevenção do suicídio. Segundo dados do Ministério da Saúde, esta é a quarta maior causa de mortes no Brasil entre jovens de 15 e 29 anos, atingindo em grande parte os estudantes universitários.

A UFBA entende a necessidade em se discutir o tema e convidou palestrantes para uma roda de conversa a respeito das redes de apoio que são oferecidas para quem está passando por algum sofrimento psíquico. A instituição tem feito campanhas e criado programas de apoio psicológico e psiquiátrico para seus funcionários e estudantes.

Canais de apoio na UFBA
Entre os canais de apoio que a universidade oferece está o PsiU – Universidade, Saúde Mental e Bem-estar, criado em novembro de 2017, que disponibiliza acolhimento desburocratizado, sem necessidade de agendamento, aos estudantes e funcionários da UFBA. Além disso, o IHAC tem promovido rodas de terapia comunitária para pessoa que tenham interesse, com acolhimento respeitoso, estimulando o empoderamento e a criação de vínculos entre os participantes.

Outro canal de atendimento, é o CVV – Centro de Valorização da Vida, que presta serviço telefônico voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *