Entendeu ou quer que eu desenhe?

Uma conversa sobre infográficos – cobertura da Campus Party Recife.

*Por Virgínia Andrade

Se você já ouviu a expressão: “entendeu ou quer que eu desenhe?”, sabe como o desenho pode ser um recurso poderoso na comunicação. Para nós, jornalistas, nem se fala. O melhor exemplo são os infográficos – ferramentas que existem para explicar algo, independentemente do seu nível de complexidade, a partir da junção de textos breves com ilustrações explicativas para que o leitor entenda o conteúdo.

Ilustração Pedro Melo
Ilustração Pedro Melo

Numa geração imagética como a nossa, que quer ler menos e ver mais, e que a informação é digerida muito mais rápido, os infográficos assumem uma importância gigantesca. Cogitados como a linguagem do futuro, são uma tendência do mercado comunicativo atual, também porque a linguagem gráfica pode se adaptar a todo tipo de conteúdo.

O designer e artista plástico pernambucano Pedro Melo que o diga. Especialista na produção de infográficos [www.flickr.com/photos/meuamigopedro], começou a desenhar ainda criança e somente aos 18 anos percebeu que, além de hobby, o desenho poderia ser profissão. O ilustrador, no auge dos seus 25 anos, já acumula publicações na Folha de São Paulo, National Geographic, Galileu, Época Negócios, Mundo Estranho, Recreio e no Diário de Pernambuco, onde iniciou sua carreira de infografista.

Foto: Ilustração de Pedro Melo
Foto: Ilustração de Pedro Melo

Na opinião de Pedro, o trabalho do infografista vai além das informações transmitidas pelo jornalista ou editor. Em alguns casos, inclusive, o profissional acompanha os repórteres a fim de obter mais informações que ajudem na construção do infográfico. Segundo Melo, diferente de um caçador de informações, o infografista é um executor. “É ele quem transforma informações em formas”, pontua.

Para sintetizar as informações e facilitar o entendimento, preparamos uma lista de perguntas e respostas breves para os leitores da Agenda Arte e Cultura. Confira!

O que é infográfico?

É uma forma dinâmica de comunicar, seja através de gráficos, fotografias, ilustrações, vídeos, que precisa de um suporte textual para ser eficiente. Quando bem feito, é a síntese da informação.

Pedro Melo durante palestra no Campus Party Recife
Pedro Melo durante palestra no Campus Party Recife

Qual a sua origem?

As primeiras representações gráficas humanas foram os mapas e datam da pré-história.

Para quê é usada e qual a sua importância?

Os infográficos são usados para sintetizar as informações de um texto, do modo que sua transmissão se torne mais eficiente. Para isso, precisam ser dinâmicos e acessíveis a todos os tipos de público.

O que é data visualization?

É a representação visual dos dados através de volumes, cores e formas. Ou seja, é a apresentação do conteúdo em valores numéricos e gráficos.

Pedro Melo foi um dos palestrantes da 2ª edição da Campus Party Recife, na última quinta-feira, 18 de julho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *