Escola de Dança da UFBA sedia Mostra CorpoCircuito

Os espetáculos Manolo Encubado e Sem Conservantes serão apresentados  nos dias 28 e 29 de agosto no Teatro do Movimento

Por: Glenda Dantas

A ExperimentandoNUS Cia. de Dança promove até o dia 29 a Mostra CorpoCircuito, que integra grupos baianos e do Rio Grande do Norte. O evento gratuito que ocorre no Espaço Xisto Bahia, Escola de Dança da Funceb, Centro Cultural Plataforma e Escola de Dança da UFBA promove espetáculos, workshops, residência artística e uma tarde de danças solo.

Nos próximos dias 28 e 29 de agosto é a vez da Escola de Dança da UFBA receber os espetáculos Manolo Encubado da ExperimentandoNUS Cia de Dança (BA) e Sem Conservantes da Companhia Giradança (RN). Ambas serão encenados às 19h30 no Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA. A entrada é gratuita.

De acordo com Bruno de Jesus, curador da mostra e diretor do evento, o CorpoCircuito é um gerador de encontros. “Fonte de tensão. Interruptor. Ligação. Uma linha de transmissão e conexões em mostras de e o fio condutor é o corpo, dança e suas implicações poéticas e políticas”.

Nesta primeira edição, o CorpoCircuito é formado pela Jorge Silva Companhia de Dança (Ba), Grupo Jeitus de Dança (BA), Coletivo Trippé (Juazeiro-BA), Companhia Giradança (RN) e ExperimentandoNUS Companhia de Dança (BA).

A mostra é fruto do projeto Paradezdanças que foi contemplado no edital de Apoio a Grupos e Coletivos da FUNCEB/SECULT, apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

MANOLO ENCUBADO

O espetáculo é uma reflexão sobre liberdade e autonomia. A coreografia passeia por ambientes, onde a angústia, o medo, a prisão, agonia e liberdade se conflitam num jogo de vida ou morte, sugerindo reflexões sobre o nosso cotidiano. Inspirado numa experiência vivida pelo coreógrafo do espetáculo e bailarino Bruno de Jesus num hospital, onde passou por uma cirurgia de retirada do apêndice. O universo proposto dialoga com situações diversas, ora com limitações, ora com situações inesperadas. A sensação de independência e dependência num discurso coreográfico.

Quem dá vida ao espetáculo são os bailarinos Claudiana Honório, Fred Lopes, Inah Irenam, Marcello de S. Souza, Pri Barreto, Raina Santos, Ruan Wills. A produção é de Inah Irenam e Betânia César. A cenografia e o figurino são criações de Bruno de Jesus.

SEM CONSERVANTES

Os coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira utilizam das memórias presentes em fotografias de trabalhos anteriores para dar vida à este espetáculo. A ideia é observar o desenvolvimento do bailarino como um observador das imagens que resultam no aparecimento da linguagem da dupla.

O elenco é composto por Álvaro Dantas, Jânia Santos, Marconi Araújo, Rozeane Oliveira e Wilson Macário. Direção Geral e Artística de Anderson Leão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *