Escola de música da Ufba recebe alunos da Juilliard School para intercâmbio de jazz

oficina1

Por Mariana de Paula*

Após a realização de uma oficina sobre Jazz e Improvisação para os estudantes do curso de Música Popular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ministradas pelos alunos da Juilliard School, de Nova Iorque, nos dias 23 a 25 deste mês, o grupo fará duas apresentações para o encerramento de suas atividades em Salvador. Uma será nesta sexta (26), no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, às 18h e a outra no sábado (27), às 18h. O evento acontece em comemoração 12º aniversário da Jam no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

 

Para o professor da Escola de Música da Ufba (Emus), Roney Scott, um dos organizadores da oficina, é extremamente importante esse aprendizado. “Levando em consideração que a improvisação, elemento fundamental do jazz, é estudada em academias a mais de 100 anos nos Estados Unidos, no Brasil a música popular tem sido pesquisada muito recentemente e de forma pontual, um bom exemplo disso é a graduação em Música Popular da Ufba, que só foi criada em 2009”, destaca o professor.

 

julliard

 

Um dos participantes da oficina, o graduando de música popular, Carlos Alberto, define a oportunidade do aprendizado e o contato com os alunos da instituição como bastante válida para o seu crescimento no decorrer de sua formação acadêmica.

 

Juilliard School – Fundada em 1905, a Juilliard School é uma das maiores e conceituadas instituições de ensino das artes cênicas e de música no mundo. Através do Programa de Intercâmbio e Residência Artística, seus alunos permanecem dez dias em Salvador compartilhando vivências e experiências musicais.

 

Jam no MAM – A Jam no MAM tem direção artística do músico Ivan Huol e é realizada todos os sábados no MAM, a partir das 18h. Esse projeto é uma continuação das Jam Sessions, que eram promovidas entre 1993 e 2001 em Salvador, chamadas Jazz no MAM. Em 2007, o projeto passou a acontecer na área externa do museu assumindo o apelido pelo qual já era conhecido pelos seus frequentadores: Jam no MAM.

 

Serviço

Dia 25/08/2011 – Apresentação aberta ao público, a partir das 18h.

Local – Auditório da Escola de Música.

Dia 26/08/2011 – Palestra seguida do espetáculo “Requiem in Blues – Eulogy for Uncle Sam: O conjunto de transformações”.

Os ingressos serão trocados uma hora antes no local por 1kg de alimento.

Local – Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, às 18h.

 

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *