Espetáculo Arbítrio inicia segunda temporada em março

Foto: Izabella Valverde
Foto: Izabella Valverde

Por Adriana Santana*

Tem início no dia 16 de março a segunda temporada de Arbítrio, espetáculo de estreia do Teatro Base – Grupo de Pesquisas sobre o Método do Ator. Formado por alunos e ex-alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o grupo obteve três indicações ao Prêmio Braskem de Teatro 2011 na primeira temporada do espetáculo. Arbítrio segue em cartaz até 01 de abril, às sextas e sábados às 20h e domingos às 18h, no espaço cultural Casa Preta, no bairro Dois de Julho.

Teatro Base se denomina um núcleo de pesquisas teatrais e a produção de Arbítrio, fundamentada pela pesquisa coletiva dos integrantes, rendeu indicações ao Prêmio Braskem desse ano nas categorias “Espetáculo Adulto”, “Revelação” para o grupo Teatro Base e “Revelação” para o ator, Yuri Tripodi. “A satisfação de levar o espetáculo para a segunda temporada é de reconhecimento do trabalho de todos. Os integrantes do grupo, e os nossos companheiros, trabalharam durante mais de 4 meses de processo (isso sem contar os meses de pesquisa e experimento, que incluindo foram mais de 9 meses) e ter recebido indicações ao prêmio de teatro mais importante da cidade é importante para o grupo que emerge no cenário profissional da cidade”, afirma o estudante de direção teatral e encenador do espetáculo, Diego Pinheiro.

 

Foto: Jeronimo Soffer
Foto: Jeronimo Soffer

 

O enredo da peça trata de uma família que vive enclausurada dentro de uma casa antiga mantendo lutas diárias entre seus desejos individuais impotentes e o cárcere religioso imposto pela mãe autoritária, que tenta conservar os princípios de uma religião deturpada. A dramaturgia da peça, realizada por Bárbara Pessoa, graduada em Licenciatura em Teatro pela Ufba, culminou de inspirações de textos de Federico Garcia Lorca, William Shakespeare, Calderón de La Barca, Guimarães Rosa e Fiódor Dostóiesvski, entre outros.

 

O local onde a peça é encenada se adequa bem à narrativa. “A Casa Preta trata-se de um casarão de quatro pavimentos da década de 30, assim denominado por toda a vizinhança em razão de sua fachada escurecida ao longo dos anos. O espaço possui vista para o Museu de Arte Sacra e Baía de Todos os Santos”, descreve Diego Pinheiro.  O Teatro Base é um dos grupos residentes do espaço cultural desde dezembro.

A ficha técnica do espetáculo e mais informações sobre o grupo podem ser acessadas no blog do grupo.

Serviço

O quê: Segunda temporada do espetáculo “Arbítrio”

Quando: De 16 de março a 01 de abril (sextas e sábados às 20h e domingos às 18h).

Onde: Casa Preta – Espaço de Cultura. Rua Areal de Cima, nº 40, Dois de Julho.

Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Realização: Teatro Base – Grupo de Pesquisas sobre o Método do Ator.

 

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *