Espetáculo Maçã concorre ao prêmio Braskem de Teatro

Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia realizada na sala principal do Teatro Castro Alves no mês de abril de 2017

                                                                                                                                                                                                                      Por Rafaela Fleur

O coletivo teatral COATO, formado por alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi indicado em duas categorias da 24ª edição do Prêmio Braskem de Teatro. Marcus Lobo concorre na categoria  Revelação pela direção de MAÇÃ e Uerla Cardoso e Danilo Lima foram indicados na Categoria Especial pelo trabalho na preparação corporal do mesmo espetáculo. Além do troféu, os vencedores serão contemplados com um prêmio de 5 mil reais.

O espetáculo “Maçã – um acontecimento cênico” tem como tema central a escolha: ato que sempre requer um deslocamento. A escolha da fruta maçã para intitular o espetáculo está relacionada com a história bíblica, a intenção é provocar uma reflexão sobre o lugar da mulher no âmbito coletivo, um ser que escolhe e não se esconde na caverna com medo das consequências, o ser paradoxal.

A montagem do Coletivo COATO  já foi encenada na Virada Cultural da UFBA, momento em que foi promovida a troca entre produções artísticas criadas dentro da universidade para a comunidade. Além disso, o espetáculo participou de festivais universitários em Minas Gerais – Festival Estudantil de Teatro, no Ceará – Festival Nordestino Guaramiranga de Teatro, e foi selecionado, em 2016, como espetáculo destaque do Festival Nacional Ipitanga de Teatro.

O Prêmio Braskem de Teatro, que é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *