Esther Grossi ministra aula inaugural do curso de Gênero e Diversidade da UFBA

A educadora pretende apresentar sua proposta pedagógica com o tema “Todas e Todos Podem Aprender: Só Ensina quem Aprende”     

Por Greice Mara

Nesta quinta-feira, 05, a partir das 18h30, no auditório do PAF I, Esther Pillar Grossi ministra a aula inaugural do semestre do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA. Com o tema “Todas e Todos Podem Aprender: Só Ensina quem Aprende”.

A educadora apresentará os objetivos de sua proposta pedagógica, fundada na teoria pós-construtivista, que leva em conta a dimensão social nos fenômenos da aprendizagem e advoga pela necessidade de uma reformulação completa na forma de ensinar. Esther é educadora, professora de matemática, líder política e doutora em Psicologia Cognitiva.

 A atividade é aberta ao público e é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Mulheres e Femininos e do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.

 Esther Grossi é conhecida pela sua militância contra o analfabetismo no Brasil e pela defesa de uma educação pública e de qualidade para todas e todos. No campo educacional, nos anos 1970, fundou em Porto Alegre/RS com outras 49 professoras de matemática e alfabetizadoras o GEEMPA – Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação.

Ela foi secretária municipal de Educação de Porto Alegre entre os anos de 1989 e 1992, além de deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul de 1995 a 2002, com atuação nas áreas da educação, cultura e ciência e tecnologia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *