Evento Modos de Existir conta com participação de pesquisadora do IHAC

Ivani Santana foi convidada para idealizar a edição deste ano que ocorre no SESC Santo Amaro             

Por Greice Mara

Nesta sexta-feira, 17, acontece o lançamento da obra Reentrâncias, no SESC Santo Amaro, em São Paulo. A atividade integra o evento “Modos de Existir”, projeto de dança realizado pelo SESC Santo Amaro desde 2012. Para a edição de 2017, o evento convidou a pesquisadora Ivani Santana (IHAC/UFBA), coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual, para idealizar a temática da sétima edição do evento.

Para Ivani, é importante “ser convidada para conceber um evento como esse e reunir diversos profissionais para mostrar e discutir as poéticas tecnológicas nas Artes Cênicas”, além de contar com a presença de artistas e pesquisadores de várias partes do Brasil.

Modos de Existir, módulo 7, “Dança e(m) Intermidialidades” propõe olhar para o estudo e para as configurações da dança por uma perspectiva interdisciplinar: espetáculo, instalação, videodança, intervenção urbana, dentre outras. O evento tem como objetivo abordar a dança idealizada a partir da mediação tecnológica e articulada com outras linguagens artísticas e áreas de conhecimento.

O Reentrâncias pretende trazer um olhar sobre a cidade através da exibição de videodanças em aparelhos celulares e de acordo com o deslocamento do público pelos caminhos indicados. Os vídeos serão acessados através do aplicativo “Trilhas Poéticas” disponível apenas para o sistema Android. O usuário deve fazer o download do aplicativo e depois deve se cadastrar para ter acesso às trilhas disponíveis no aplicativo.

A partir do aplicativo, o Reentrâncias convida o público para percorrer os pontos indicados nas cidades de Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa. A ideia é que em cada localidade o usuário tenha a experiência de estar fisicamente naquele lugar ao mesmo tempo que assiste as imagens especialmente criadas para aquele contexto.

O Reentrâncias ficará, durante todo o mês de agosto, disponível no aplicativo Trilhas Poéticas. Qualquer pessoa pode acessá-las gratuitamente.

Para conferir a programação, basta entrar neste link.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *