Exposição fotográfica apresenta terreiros de candomblé de Ilha de Maré

Vista panorâmica de Praia Grande_Foto_Marcos Rodrigues_0Museu Afro-Brasileiro da UFBA abriga a exposição Terreiros de Praia Grande em Ilha de Maré: Imagens do Campo até o dia 18 de maio.

 

 

 

 

 

Por Adriana Santana

 

Nesta sexta-feira (27), entra em cartaz a exposição Terreiros de Praia Grande em Ilha de Maré: Imagens do Campo, no Museu Afro-Brasileiro (Mafro) da UFBA. A mostra é resultado da pesquisa de mestrado de Marcos Rodrigues, estudante do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA, junto a terreiros de candomblé de Praia Grande, povoado pertencente à Ilha de Maré, Salvador. A mostra segue aberta para visitação até o dia 18 de maio, de segunda a sexta, das 9h30 às 17h.

A exposição foi organizada a convite da direção do Mafro e apresenta fotografias que compõem a pesquisa de mestrado de Marcos Rodrigues, intitulada Três conversas de barracão em Praia Grande (Ilha de Maré), hoje assim como no tempo de Mãe Balbina. “Não tinha pensado em expor as imagens, como também não era objetivo confeccionar CD e DVD, que surgiram durante o andamento do trabalho de campo e estão anexados à pesquisa. O convite para expor veio após meu orientador,Marcelo Cunha, verificar o conjunto de imagens coletadas”, explica Rodrigues.

Esta é a primeira vez que um acadêmico realiza pesquisa em Praia Grande, na Ilha de Maré, no segmento da religiosidade afro-brasileira. O ineditismo deu impulso inicial para a realização do trabalho, desenvolvido entre outubro de 2010 e dezembro de 2011. “A importância da pesquisa de campo está em abrir caminho para outros estudos, sobretudo quando se trabalha com relatos orais. A iconografia é outro recurso importante no trabalho de campo como testemunha ocular da escrita. A imagem vem ilustrar o lugar e o habitusapresentados na descrição etnográfica”, afirma Rodrigues, justificando a importância do registro fotográfico para a pesquisa.

Os terreiros de Ilha de Maré podem ser conhecidos através do Mapeamento dos Terreiros de Salvador, projeto que identificou os locais das práticas religiosas de matrizes africanas na capital baiana. O mapeamento foi realizado pelas Secretarias Municipais da Reparação (Semur) e de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), em parceria com o Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO).

Informações iniciais sobre o trabalho desenvolvido por Marcos Rodrigues podem ser conferidas emartigo apresentado pelo autor no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, realizado em 2011 em Salvador. A dissertação com os resultados da pesquisa será defendida nesta sexta-feira (27), às 16h, no anfiteatro Alfredo Brito, no Terreiro de Jesus.

 

Serviço

O que: exposição Terreiros de Praia Grande em Ilha de Maré: Imagens do Campo

Quando: de 27 de abril a 18 de maio, de segunda a sexta, das 9h30 às 17h.

Onde: Museu Afro-Brasileiro (Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho)

Quanto: grátis!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *