Galeria Acbeu homenageia os 140 anos da Escola de Belas Artes com exposição coletiva

A mostra em cartaz até 22 de dezembro reúne trabalhos de 40 artistas de diversas gerações ligados às duas instituições          

Por: Glenda Dantas

A Galeria Acbeu encerra temporada de exposições deste ano com uma exposição coletiva que homenageia os 140 anos da Escola de Belas Artes da UFBA, comemorados no dia 17 de dezembro. A mostra pode ser visitada até 22 de dezembro, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h. E conta com 40 peças, a maioria delas bidimensional e apenas quatro tridimensionais, entre pintura, desenho, gravura, infogravura, fotografia, cerâmica, escultura, assemblage, colagem e técnicas mistas.

A exposição conta com trabalhos tanto de artistas já falecidos, como Calasans Neto e Carlos Bastos, como de gente mais nova, que fez sua primeira exposição individual recentemente na Galeria Acbeu, como Geisiel Ramos ou Uilliam Novaes. Ainda há desde artistas de reconhecimento internacional, como Marepe e Juraci Dórea, até os mais novos, recém-graduados, como Superafro. A participação fundamental das mulheres nessa história também ganhou espaço através da obra de mestras como Viga Gordilho e Zélia Nascimento ou de artistas experimentais como Rosa Bunchaft e Milena Oliveira.

A curadoria é da professora e crítica de artes da EBA, Alejandra Muñoz, que reuniu obras de temática figurativa e abstrata, desde repertórios geométrico-matemáticos a formas orgânicas e gestuais espontâneas. A Galeria Acbeu fica na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória. Mais informações sobre a exposição podem ser conferidas através do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *