Grupo de Percussão da UFBA leva ritmos populares ao Seminário Cultura e Universidade

* Por Lorena Caliman

Samba, MPB, merengue, frevo. Os ritmos e a harmonia do Grupo de Percussão  da UFBA foram levados, na manhã da última quarta-feira, 24, para o Seminário Cultura e Universidade, que aconteceu no Hotel Pestana em Salvador. Nove alunos da formação em percussão tocaram, com a coordenação do professor Jorge Sacramento, clássicos do imaginário musical popular como Brasileirinho, Aquarela do Brasil e Vassourinha. Além da inusitada formação, que trouxe uma sonoridade diferenciada às músicas, a irreverência dos músicos e a particularidade dos próprios instrumentos chamaram a atenção dos participantes do evento.

O coordenador do grupo, professor Jorge Sacramento, lembra que o grupo costuma tocar um repertório voltado para a música contemporânea, mas que, para o evento, resolveu investir nas músicas populares. Assim, a novidade ficou mais por conta dos instrumentos utilizados e do resultado sonoro. “Muita gente não sabe que percussão pode trabalhar com harmonia, com melodia, com ritmo, com textura, com contraponto, com tudo o que a música tem. Normalmente as pessoas pensam que a percussão tá muito atrelada ao ritmo, só fazer ritmo, só batucar, só timbre”, destaca Sacramento. Entre os instrumentos, estavam os mais conhecidos, como congas, pandeiro, tamborim, bateria, atabaque, além de outros menos comuns como marimba, vibrafone, xilofone e glocken spill.

O grupo existe há 18 anos e é formado por alunos da disciplina Prática de Conjunto ou Música de Câmara. Sacramento também ressaltou a importância da inserção num seminário como o Cultura e Universidade, e resolveu destacar o papel da extensão. “Sou apaixonado pela extensão, acho que é a base da universidade. Todos os meus projetos de extensão me fortaleceram e eu aprendi muito. Desenvolvi meu mestrado, doutorado e pós-doutorado com projetos de extensão, com comunidades culturais da cidade”, disse. O professor também elogiou a parceria do grupo com a pró-reitora de Assistência Estudantil, Dulce Aquino, que há até pouco tempo esteve no comando da Pró-Reitoria de Extensão e foi responsável pelo convite feito ao grupo musical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *