Grupo de Pesquisa em Ciberdança (Elétrico) participa do “Somatics and Technology 2012”

por Marília Moura

 

Divulgação
Divulgação

Nos dias 22 e 23/06, no Reino Unido, integrantes do Grupo de Pesquisa em Ciberdança (Elétrico) da UFBA participaram do Somatics and Technology 2012. Promovido pela Universidade de Chichester, o evento integra perspectivas teóricas e práticas sobre artes digitais relacionadas à somática, campo teórico-prático que reúne métodos distintos. Seu principal eixo de pesquisa e atuação é o movimento do corpo no espaço como um modo de transformação de desequilíbrios: mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo. A programação incluiu conferências, mesas-redondas, workshops e uma exposição.

No evento, Pimentel coordenou um grupo de discussão intitulado Screen-based dance as sensual technologies of Embodiment (Screen-based dança como tecnologia sensual de personificação). O Elétrico apresentou sua produção na área e as recentes pesquisas do SLASH Lab Amsterdam, um dos parceiros do grupo. Os integrantes se apresentaram individualmente em painéis. O Grupo de Pesquisa em Ciberdança realizou ainda uma mostra visual de seus trabalhos artísticos, pois, como observa Pimentel, no campo da dança há um entrelaçamento natural entre produção artística e científica.

Elétrico desenvolve pesquisas que associam a dança contemporânea às novas tecnologias digitais e integra o Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo (Lapac) da Escola de Dança daUFBA. Coordenado pela professora Ludmila Pimentel, o grupo é formado por alunos de mestrado, graduação, além de professores da UFBA e outras instituições. Além do fim teórico, o Grupo de Pesquisa em Ciberdança realiza produção coreográfica através de vídeos e espetáculos.

A oportunidade de fazer parte do Somatics and Technology surgiu por meio da participação em outro evento internacional. Em 2011, Ludmila Pimentel apresentou um paper no Simpósio Internacional de Arte Eletrônica (ISEA 2011), em Istambul, na Turquia. Nesse evento, conheceu a professora Andrea Davidson, especialista em teoria visual, práticas coreográficas que envolvem novas mídias escreendance (gênero de dança feito para câmera que utiliza o movimento como elemento primário expressivo). Davidson incentivou a coordenadora do Elétrico a inscrever-se no evento promovido pela Universidade de Chichester. Ludmila Pimentel realizou inscrição e estimulou outros membros do grupo a fazerem o mesmo. Ao todo, quatro integrantes participaram do Somatics and Technology: Ludmila Pimentel, Mirella Misi, Dorotea Bastos e Carolina Falcão.

O Elétrico vem se destacando em eventos internacionais desde 2010, por meio de participação em festivais de videodança na América Latina, na Europa e em festivais internacionais que acontecem no Brasil, a exemplo do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE). A participação no Somatics and Technology é um marco para o grupo, “como professora venho, individualmente, apresentando trabalhos em congressos, mas essa foi a primeira vez que somos convidados em grupo a expor nossa experiência, sendo responsáveis por promover uma discussão tão recente na área”, destaca Ludmila Pimentel. A professora ressalta o fato de o evento acontecer em um país referência no cenário da ciberdança e o quanto é importante o Elétrico estar contribuindo nessas discussões internacionais sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *