Grupo Etnomídia celebra 20 anos de existência com evento sobre mídia e relações

O evento conta com pesquisadores importantes na área da comunicação e o recente fenômeno da música baiana MC Beijinho    

Por Greice Mara

Na próxima terça-feira (21), o Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA será palco de duas mesas de debates a respeito de mídia e relações raciais. O evento conta com quatro figuras relevantes do jornalismo e da pesquisa em comunicação, além de um recente fenômeno midiático da música baiana. A atividade é organizada pelo Etnomídia e tem início previsto para iniciar às 14h.

Na condição de profissionais negras atuantes na área da comunicação, as jornalistas Maíra Azevedo, conhecida como “Tia Má” e eleita uma das 25 negras mais influentes da internet em 2015; Suzana Varjão, ex coordenadora em Brasília da ANDI Comunicação e Direitos – Agência Nacional dos Direitos da Infância e Juventude, além de ter sido do Caderno 2 de jornal A Tarde, e Sueide Kinté, especialista em mídias sociais e coordenadora da campanha “Mais Amor Entre Nós” falarão de suas visões sobre o tema.

O pesquisador e jornalista Edson Cardoso, por quatro anos assessor especial da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial  Luiza Bairros, também tem presença confirmada na atividade. Além disso, haverá ainda a participação de MC Beijinho, que fez bastante sucesso neste verão com a música “Me libera nega”, que esteve entre as melhores do último carnaval baiano.

Além dos debates, o evento irá dispor de apresentações culturais. A abertura será feita pelo  Grupo de Capoeira  Porto da Barra  e pela coreógrafa Joice Cleide Santiago, que apresentará a  performance “Saudação a Exú e a Ogum”.

O evento marca os 20 anos do Etnomídia, criado em 1997 na Facom. A formação do grupo foi  iniciativa do professor  Fernando Conceição, que, na época, ocupava o cargo de professor substituto. Trata-se do primeiro grupo de estudos e pesquisas em mídia e relações étnico-raciais a funcionar oficialmente  na academia brasileira.

Aberta ao público em geral, a atividade é gratuita e sem necessidade de inscrições prévias para participar dos debates. O acesso é limitado de acordo com a capacidade do auditório da Facom. A atividade conta com o apoio do Afirme-se – Centro de Práticas e de Estudos de Diversidades Culturais e da Assufba – Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFBA.

Mais informações podem ser obtidas com a Equipe Organizadora, pelos emails mavessilva@gmail.com (Míria Silva) e anamgualberto@gmail.com (Ana Gualberto).

O evento ocorre na tarde do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, estabelecido pelas Nações Unidas em memória das vítimas do massacre de Sharpeville, África do Sul, ocorrido em 1960.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *