Grupo Ondundê apresenta o espetáculo Ondudê Bambaquerê

Chamada:

Investigar como o corpo dos atuais alunos de graduação responde a pesquisa realizada há trinta anos é um dos seus principais objetivos.

 

 

Publicado em 14 de dezembro de 2011

Por Ítalo Cerqueira*
Fragmentos de espetáculos apresentados pelo Grupo Odundê são retomados hoje e unificados em uma única montagem intitulada Odundê Bambaquerê, cujo objetivo é de investigar e observar como o corpo dos estudantes de graduação consegue responder às pesquisas que foram realizadas ao longo dos 30 anos de formação do grupo, que em sua gênese estuda o movimento da dança afro-brasileira. As apresentações acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, às 20h no Teatro do Movimento, Escola de Dança da Ufba. A direção geral é de Nelza Saad.

 

“Quem são os corpos de hoje que dançam a dança de trinta anos atrás?” Esta é a principal questão colocada pelo trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo no espetáculo Odundê Bambaquerê, além de contar com instantes aprofundados em um dança regida pela cultura negra, na simbologia, nos arquétipos dos orixás e na contemporaneidade do gestual cotidiano. A professora Nelza Saad revela que “tudo o que feito no meu corpo e no destas meninas que estão na frente, estes alunos estão fazendo agora”. Ela ainda afirma que a criação deste espetáculo “foi muito complicada, porque foi a primeira vez que eu faço um negócio deste”, porque na época se criava, dançava-se e o resultado integrava a pesquisa, entretanto com este espetáculo não há o processo de criação propriamente dito, há um processo de encaixes de fragmentos e de rememoração, já que na época nada foi registrado por câmeras, este foi um trabalho remontado a partir de informações armazenadas em sua cabeça e em seu corpo. “Nunca pensei que desse tanto trabalho”, reitera.

 

Odundê significa, em iorubá, ano novo, vida nova, o destino de cada um. Há 30 anos, ele não se constituía como um grupo que hoje ele é, na verdade ele se constituía apenas de alguns professores e alunos que estavam dispostos a pesquisar sem compromisso de grupo. Saad explica que “neste pesquisar em movimento foi surgindo esta coisa de a gente mostrar”, até que as pesquisas foram dando prosseguimento e assim se formou o grupo tal qual ele se configura hoje. Além disso, ela acrescenta que toda vez que se fechava uma célula, sempre se deixava a abertura para começar outro tipo de pesquisa e foi a partir de todos estes anos de história que se formou o atual espetáculo Odundê Bambaquerê. Todos os anos, o grupo apresenta o resultado final de sua pesquisa.

 

Para um estudante integrar o grupo, não é estabelecido um semestre mínimo para ser aceito, basta ele ser aprovado nos testes de seleção. Os integrantes do grupo são pessoas que já tiveram passagem em grupos folclóricos, como Ilê Ayê, como também aqueles que não têm grande experiência na área.

 

O espetáculo tem direção geral da professora Nelza Saad. Na direção artística estão Edileusa Santos, Leda Maria Ornelas e Sueli Ramos. As coreografias foram realizadas por Neuza Saad, Edileusa Santos, Leda Maria Ornelas e Sueli Ramos. E o elenco é formado por: Elis Paixão, Luziana Oliveira, Maria Dias, Josemar Lady, Roseli Paraguassu e Sueli Paixão.

 

Serviço

O que: Espetáculo Odundê Bambaquerê.

Onde: Teatro do Movimento, Escola de Dança da Ufba.

Quando: 14, 15, 16 de dezembro, às 20h.

Quanto: Entrada Gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *