Grupo X de Improvisação em Dança estreia espetáculo “Se Você Quiser…” no Palacete das Artes

O espetáculo está no cronograma de celebração dos 20 anos do grupo, que ainda fará mais quatro até o final do ano

O Grupo X de Improvisação em Dança estreia, no próximo dia 31, no Palacete das Artes, o espetáculo “Se você quiser…”, que é parte das celebrações que comemoram os 20 anos do grupo. O espetáculo faz colcha de retalhos da história de Grupo X que reúne, além das memórias dos dançarinos e da interação com o público e o espaço, elementos de espetáculos anteriores, como “Ana tem medo do escuro” (2017), “Mais ou menos depois do meio” (2015), “Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos” (2011), “Os Três Audíveis… Ana, Judite e Priscila” (2008) e “O canto de cada um” (2003).

O espetáculo, criado para ambientes externos, traz para cena as memórias individuais e coletivas que se constroem com os encontros, com o que os espaços provocam nos intérpretes-criadores. Há a criação do varal com imagens, objetos, figurinos oníricos e frases que estimulam a performance. Toda a trajetória do espetáculo é permeada pela exploração de bancos plásticos, que funcionam como elementos de ligação entre os intérpretes-criadores e provocam estados corporais distintos.

“Se você quiser…” será o primeiro espetáculo de um projeto que, até o final do ano, pretende contar com outros quatro, todos idealizados pelo Grupo X. Serão eles: “Fulaninha’s”, em 21 de setembro; “Superfícies Flutuantes”, em 26 de outubro, que ainda contará com apresentações no Congresso da UFBA, entre os dias 16 e 18 do mesmo mês; “Ana tem medo do escuro”, em 16 de novembro; e, para encerrar, no dia 14 de dezembro, o grupo apresentará a montagem “Se quiser, deixe sua lembrança! ”.

Grupo X
O grupo foi fundado pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli como projeto de extensão da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. A companhia explora, para além da pesquisa acadêmica, a criação artística, levando em conta questões relacionadas à acessibilidade e reflexões pertinentes à investigação e configuração em dança contemporânea, que tenham a improvisação cênica como eixo condutor.

 

Serviço:
Quando: 31/08/2018
Horário: A partir das 18h
Onde: Palacete das Artes, Graça
Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *