II Mostra de filmes com temática LGBT completa a Semana da Diversidade em Salvador

*Por Rayssa Guedes

A segunda Semana da Diversidade que antecedeu a 12ª Parada Gay de Salvador trouxe uma série de eventos à capital baiana, que busca se firmar como uma dos principais destinos gays do país. Organizada pelo Gurpo Gay da Bahia (GGB), a Semana trouxe nos dias 6 e 7 de setembro, na Sala Walter da Silveira (Biblioteca dos Barris), mais uma edição da itinerância do Festival MixBrasil.

Com o objetivo de ampliar o conceito de identidade e debater temáticas e direitos para a comunidade LGBT, o GBB traz pela segunda vez para Salvador a parceria com o Festival MixBrasil, que busca criar um mercado e formar profissionais para difundir cultura e produzir entretenimento sob o ponto de vista gay. O MixBrasil, festival que acontece há 20 anos e baseia-se em turnês cinematográficas que dialogam com a comunidade gay, roda em torno de 40 cidades pelo país e já participou de mais de 30 festivais no exterior.

André Fischer, diretor do Festival MixBrasil, ressalta a importância do festival de reunir realizadores falando sobre a questão da diversidade: “Foi em torno do MixBrasil que a comunidade encontrou maneiras de criar a sua cara, questionar fatos do cotidiano e poder transformar isso seja em documentário ou ficção. Tentar entender como eles são e quem eles são em torno de uma produção cultural”, revela.

Foto: Reprodução Mix Brasil
Foto: Reprodução Mix Brasil

Salvador foi uma das últimas cidades a receber a itinerância do evento que já se prepara para a sua 21º edição em novembro de 2013 e que traz novidades: além do cinema e do teatro, manifestações artísticas fundadoras do festival, dança, música, literatura e performances em geral se agregam ao evento este ano. André avalia esta ampliação do evento de forma muito positiva: “Nesta tentativa de integrar novos públicos através de outras manifestações culturais, o público do festival tende a crescer em 30%. Além de tornar-se um evento mais completo”, reflete.

Na noite do dia 6 de setembro foi exibido o longa metragem Tudo que Deus criou, produção paraibana de André da Costa Pinto, baseado numa história real de uma família paraibana e que trata de assuntos como prostituição, sexualidade e drogas. O filme traz no elenco nomes como Letícia Spiller, Guta Stresser e Paulo Vespúcio. Além do longa foram exibidos 6 curtas metragens, entre eles o aclamado Vestido de Laerte, que relembra o episódio em que o cartunista foi proibido de usar o banheiro feminino de um restaurante, no início do ano.

Foto: Reprodução "Tudo o que Deus criou"
Foto: Reprodução “Tudo o que Deus criou”

Com a intenção de discutir a valorização de temáticas da diversidade sexual, a Semana da Diversidade e o GGB, juntamente com o Festival MixBrasil, trazem frescor ao introduzir no debate obras cinematográficas nacionais que abordam  o tema e que refletem o momento especial que o cinema brasileiro vem vivendo no amadurecimento da sua produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *