Inscrições prorrogadas para III CBPN e para o III Seminário Áfricas

apnb_0

 

Por Itamar Ferreira*

 

 

“África e Diáspora: Para além das fronteiras”, é o tema do III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (CBPN) e do III Seminário Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História que serão realizados de 12 a 16 de outubro de 2011, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Campus V, em Santo Antônio de Jesus. Os eventos são promovidos pela Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) e pela Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (Readi).

 

Entre as instituições parcerias estão: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA), Instituto Cultural Steve Biko, entre outras.

 

As inscrições para submeter os trabalhos foram prorrogadas até o dia 10 de setembro de 2011. O pesquisador ouvinte que não vai submeter trabalho, deve preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da APNB e enviar para o email: apnb2008@gmail.com.

 

Os eventos têm o intuito de promover um intercâmbio científico e cultural, estimulando os debates e pesquisas na área dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, agrupando pesquisadores, instituições e público em geral para o fomento dos estudos sobre as relações étnico-raciais no Brasil e no mundo. Durante o encontro os trabalhos serão divididos em treze grupos temáticos: questão urbana racismos; mídia e relações raciais; ensino de Áfricas; África história e historiografia; literatura, artes e performance negras; saúde da população negra; desenvolvimento local e arranjo sócio  econômico; ciência e tecnologia; políticas de ações afirmativas, educação e relações raciais; poder, gênero e raça: desafios; cultura, comunidades tradicionais e religiões; pensamentos e intelectuais negros e história, memória e experiências na diáspora.

 

No site da APNB os pesquisadores podem encontrar a ficha de inscrição e todos os detalhes necessários para inscrição.

 

Com informações da APNB.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *