Jean Wyllys palestra sobre a democratização dos meios de comunicação na Facom/UFBA

*Por Rayssa Guedes

No dia 1º de novembro, sexta-feira, o Deputado Federal (PSOL/RJ) Jean Wyllys foi o convidado da Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA) a palestrar sobre a democratização dos meios de comunicação e as manifestações sociais, principalmente as que ocorreram em meados de 2013. A mesa de palestra ainda contou com a participação do Professor Dr. e Coordenador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC) Giovandro Ferreira, como debatedor, e da Diretora da Facom, Suzana Barbosa, como mediadora da mesa.

Situando o lugar de fala no início da palestra, Jean citou problemáticas sociais da atualidade associando-as aos meios de comunicação: os novos equipamentos de comunicação e a cobertura das manifestações em meados de 2013, além do Marco Civil da Internet. O deputado ainda apontou os motivos de origem que levaram à eclosão das manifestações pelo Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Por um lado, segundo ele, os paulistanos reivindicaram pela mobilidade urbana; já os cariocas reclamaram contra as obras da Copa do Mundo da FIFA no Brasil e a corrupção do governo. Em seguida, Wyllys comentou sobre os desdobramentos temáticos das manifestações mencionando as lutas entre partidos políticos, o manuseio da mídia sobre o tema e a ausência de discernimento de muitos cidadãos que aderiram ao movimento.

Adentrando no assunto dos meios de comunicação no Brasil, Jean falou acerca da disputa por espaço ideológico entre os grandes grupos midiáticos e o interesse em, através da manipulação e/ou acobertamento de informação, desestabilizar o governo vigente. O palestrante ainda mencionou o aparecimento dos novos mecanismos de produção e distribuição de informação. Como exemplo, citou as Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação e a Mídia Ninja, que busca desconstruir a ideia e a prática dominante dos grandes grupos midiáticos e produzir informação rápida e de maneira mais imparcial possível. Com isso, Jean afirmou que a Lei da Comunicação não condiz com o momento presente das comunicações no Brasil, denunciando até a ausência de pré-disponibilidade para a democratização dos meios comunicativos. O deputado defende a implementação do Marco Civil da Internet, que trabalha pontos importantes como a privacidade dos usuários e a neutralidade – tratando de maneira isonômica os navegadores e o controle tanto do ponto de vista técnico quanto econômico da rede.

Foto: Ascom | Jean Wyllys
Foto: Ascom | Jean Wyllys

A palestra ainda recebeu perguntas dos participantes a Jean sobre política, luta civil e direitos humanos. Ainda com o auditório lotado, a palestra de Jean Wyllys foi encerrada em meio a aplausos e agradecimentos. Em conversa com a Agenda Arte e Cultura  UFBA, Jean ratificou a importância de se debater assuntos atuais e importantes no meio acadêmico e o prazer em voltar à faculdade onde se graduou: “Foi emocionante. Voltar para a FACOM depois de tanto tempo e ainda voltar para um evento tão importante, tanto para FACOM quanto para outras faculdades de Comunicação, falando sobre três temas que são prementes e de interesse de todo aluno de comunicação como as manifestações que vêm acontecendo, a democratização dos meios de comunicação por um projeto de lei e o Marco Civil da Internet. São temas importantes porque os futuros jornalistas, produtores culturais e publicitários terão que lidar com isso, com a internet, com os meios de comunicação de massa que devem estar democratizados ou não, isso é fundamental. E terão que lidar com uma comunicação mais ampla, e aí envolvem as manifestações de rua”, comentou o deputado.

Parceiro dos movimentos LGBT, negro e feminista, Jean Wyllys participa de ações que combatem a homofobia, a intolerância e o fundamentalismo religiosos, a discriminação contra o povo de santo, o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes, e as violências contra a mulher. Wyllys foi eleito deputado federal pelo PSOL-RJ para o mandato 2011-2015. É escritor, com três livros publicados; professor universitário na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Veiga de Almeida (UVA), ambas no Rio; e colunista da Carta Capital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *