Lançamento de “Διασπορά, um romance” acontece nesta segunda-feira no Teatro Vila Velha

convite_diasporaNo dia do lançamento, o Teatro Vila Velha contará com a presença dos pesquisadores Florentina Silva de Souza, Ana Célia Silva e Ubiratan Castro, que participarão de uma mesa redonda sobre a representação do negro na literatura 124 anos depois da abolição.

 

 

*Por Ítalo Cerqueira

As relações de poder e raciais na Bahia são os eixos centrais do livro Διασπορά, um romance lançado nacionalmente na próxima segunda-feira (14/05), às 18h 30, no Teatro Vila Velha. A editora responsável pela publicação é a Casarão do Verbo.

Escrito pelo professor da Faculdade de Comunicação da UFBAFernando Conceição, o livro retrata uma Salvador às vésperas de disputa eleitoral à prefeitura da cidade. Polarizada, a concorrência ao cargo estava acirrada entre Ivonildo Cruz, professor universitário negro advindo da favela; e Cid Kohen, branco, judeu e originário de uma família nobre. A narrativa convida o leitor a adentrar na trama que é formada pelos interesses que agem nos bastidores da política, dos quais os marqueteiros, empresários e a mídia dão as cartas e defendem seus próprios interesses.

Conceição foi a campo, pesquisou e se fincou na década de 1980, por ser caracterizada pela disputa à prefeitura de Salvador, além de toda a movimentação da população negra na cidade pela afirmação étnica. “Foi essa pesquisa histórica, leitura de livro e também de jornais que me deram material suficiente para eu criar”, declara.

O título da obra, em grego, significa “Diáspora”. O autor explica que a escrita do título se refere à etimologia da expressão diáspora, pois “como no decorrer do livro os vários personagens estão se deslocando, buscando um caminho, seja político, geográfico ou mesmo sentimental, espiritual, achei adequado esse título em grego para me referir à própria origem da expressão”.

Ainda que esta obra seja sua inserção no ramo ficional, Conceição já possui em sua carreira a publicação de livros como: Mídia e Etnicidades no Brasil e nos Estados Unidos e Como fazer amor com um negro sem se cansar. O professor declara que escrever uma obra de ficção se deve “à vontade de contar um pouco minha visão sobre as relações de poder na Bahia, mas com uma ótica ficcional”.

A data do lançamento do livro, o dia 14 de maio, faz alusão ao aniversário da abolição da escravatura, que marca a condenação e morte dos participantes da Revolta dos Búzios, um fato histórico ocorrido em Salvador caracterizado pela articulação dos setores mais pobres da sociedade soteropolitana para reivindicar a emancipação da colônia e libertação dos escravos; o movimento foi claramente influenciado pelas ideias da Revolução Francesa. “O evento no Vila Velha vai ser antecedido por uma mesa redonda com especialistas que discutirão o negro na literatura brasileira 124 anos depois da abolição”, destaca o professor. São presenças confirmadas na discussão os pesquisadores Florentina Silva de Souza, Ana Célia Silva e Ubiratan Castro.

Para a publicação do livro, Fernando Conceição venceu dois editais: um da Secretaria de Cultura da Bahia, criação literária da Fundação Pedro Calmon, e outro da Demanda Espontânea 2011. “Acho bom este tipo de iniciativa, desde quando quem dá o dinheiro, neste caso o Estado, não queira interferir no conteúdo da produção”, frisa o autor.

Em seu site, o professor disponibilizou cinco capítulos para serem apreciados, além disso, pode ser encontrada toda a programação do evento e críticas ao livro.

 

Serviço:

O quê: Evento de Lançamento do Livro Διασπορά, um romance.

Quando: 14 de maio, às 18h30.

Onde: Teatro Vila Velha, Campo Grande, Salvador.

Quanto: Evento Gratuito. O livro custará R$ 35,00, porém, no dia do evento, seu preço promocional será de R$ 30,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *