Mesa sobre Construção Poética abre II Encontro do GIP

O evento contou com apresentações, debates e oficinas promovidas pelo Grupo de Pesquisa Corpo e Ancestralidade                                        

Por Greice Mara

Na última quinta-feira, 6, a mesa Jogo da Construção Poética marcou o início do II Encontro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Corpo e Ancestralidade (GIP). A mesa contou com apresentações dos orientandos do grupo de pesquisa e um debate acerca da realização do evento e das inspirações de suas exibições. O evento ocorreu na Escola de Dança da UFBA.

As apresentações, seguindo a proposta do GIP, foram baseadas em histórias de antepassados – de origem africana e ameríndia – dos pesquisadores. Cada um aproveitou o momento para relatar um pouco sobre sua vivência no Grupo de Pesquisa. Ao fim de cada apresentação, os artistas promoveram um rápido bate papo para falar de suas respectivas experiências dentro do GIP, sobre o que os estimulou em suas performances e sobre a importância da realização do evento.

img_20161006_144532311-1
Mesa de abertura do evento contou com apresentações dos orientandos do grupo

Em 12 anos de existência, a ideia central do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Corpo e Ancestralidade é, através da busca de raízes, sobretudo africanas, os alunos possam transmitir essa herança cultural para a dança, como conta Lara Rodrigues Machado, professora orientadora do Grupo: “A pesquisa vai se desdobrando nos interesses de cada um. Alguns vão pelas africanidades, outros pelas culturas indígenas e cada um vai se descobrindo no seus próprios inventários e vão focando em pesquisas diferentes.”  

O II Encontro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Corpo e Ancestralidade visa refletir e relatar sobre a produção acadêmica de seus pesquisadores, as atuações nas áreas de pesquisa e educação, a partir do estudo da cultura negro-africana e ameríndia. A proposta tem por intenção contribuir com a renovação artística e pedagógica, para cada vez mais aprofundar a concepção do Corpo e Ancestralidade nos processos de criação cênica e estética entre tradições e suas possíveis traduções.

O evento teve mais dois dias de atividades, entre apresentações/mesas e oficinas abertas ao público em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *