Museu de História Natural expõe trabalhos na Biblioteca Central

Sem sede própria, museu depende do contato com o público para consolidar existência

*Por Gustavo Salgadovoluntário da Agenda Arte e Cultura UFBA

Constituído pelo Museu de Zoologia e pelo Herbário Alexandre Leal Bastos, o Museu de História Natural da Bahia (MHNB) foi criado em 2003 para organizar o produto das pesquisas científicas do Instituto de Biologia (IBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). De acordo com a coordenadora do MHNB, a professora Dra. Carla Menegola, “as amostras [frutos da pesquisa científica] não podem ser pulverizadas”. Foi assim que, com a proposta de conservar testemunhos da biodiversidade, incluindo o registro de muitos ecossistemas degradados que talvez não existirão no futuro, o Museu tornou-se uma extensão universitária do Ibio.

Apesar de não contar com espaço próprio para exposição, o MHNB expôs seu trabalho entre os dias 21 e 25 de outubro, durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA), no foyer da Biblioteca Central da UFBA. É a partir de eventos como este que o Museu encontra a possibilidade de atrair visitantes e buscar reconhecimento para além do ambiente acadêmico do Instituto de Biologia. O órgão participa, em média, de três a quatro eventos por ano, devido a exigências do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural). Para ser reconhecido como tal, o museu requer contato com o público.

Professora Carla Menegola é a coordenadora do Museu, que ainda sobrevive sem espaço próprio. Foto: Victória Libório
Professora Carla Menegola é a coordenadora do Museu, que ainda sobrevive sem espaço próprio.
Foto: Victória Libório

Esse reconhecimento, porém, ainda é inviável devido à ausência de um espaço reservado ao MHNB. De acordo com Carla Menegola, o órgão será contemplado com a construção de um edifício de cinco andares, numa área no Campus de Ondina entre a Biblioteca Central Reitor Macedo Costa e o Instituto de Biologia, que sediará um sistema único de museus da Universidade.

História O grupo criador do museu é composto por um grande número de professores, incluindo falecidos e outros já aposentados. Alguns dos atuais professores responsáveis eram estudantes durante as etapas iniciais do desenvolvimento do museu.

O Museu de História Natural não tem orçamento próprio, dependendo do repasse de parte do orçamento do Instituto de Biologia. Por outro lado, o órgão presta consultoria e faz acordos – para obtenção de material para manutenção e funcionamento das atividades – com empresas privadas em processo de licenciamento de obras, de acordo com a professora Carla Menegola.

Foto: Victória Libório
Foto: Victória Libório

Atualmente, segundo a professora, o maior desafio enfrentado pelo MHNB é a falta de espaço físico para comportar o material das pesquisas feitas na área de Zoologia e Botânica – fontes de material para o Museu. O acervo não possui uma catalogação precisa e, enquanto aguarda seu local permanente, é mantido em espaços improvisados dentro do IBio.

O museu não tem registro de frequência média devido à ausência de um espaço próprio. Nos três primeiros dias de visitação durante a ACTA, foram recolhidas 150 assinaturas de visitas.

Foto: Victória Libório
Foto: Victória Libório

Fomento O Museu tem como objetivos principais ser um depositário para materiais e testemunhos biológicos utilizados em pesquisa e ensino; além de integrar recursos multidisciplinares para a realização de pesquisas, formação de recursos humanos e prestação de serviços à comunidade no campo das Ciências Naturais e áreas afins. Além disso, o MHNB pretende desenvolver atividades de extensão junto à sociedade, através do oferecimento de cursos, estágios, visitas e exposições.

Saiba mais sobre o acervo do Museu de Zoologia e o Herbário Alexandre Leal Costa acessando o site do Museu de História Natural.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *