MUST é tema de mesa-redonda em Mostra de Teatro Universitário

Divulgação
Divulgação

por Marília Moura

 

A curadora e coordenadora da MUST, Susan Kalik, participou da 19ª Mostra de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba. Nos dias 11 e 12/06, Kalik compartilhou sua experiência à frente da coordenação do MUST com os participantes do evento. Nesta 19ª edição, o público tem à disposição espetáculos, performances, mostras de processo, palestras, mesas-redondas e oficinas até o dia 16/06.

A Mostra da FAP é voltada exclusivamente ao teatro universitário, deste modo, visa compartilhar experiências com iniciativas de natureza semelhante. A proposta é reunir coordenadores de outras mostras para discutir o formato e as características destes eventos, pensando em questões sobre o teatro universitário e seus desdobramentos. Além de Susan Kalik, participaram a coordenadora doFestival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), Pita Belli, a organizadora do Festival Estudantil de Teatro (FETO) de Belo Horizonte, Bárbara Bof, e o coordenador do Festival Universitário de Teatro do Rio de Janeiro (FESTU), Miguel Colker.

A coordenadora da MUST fez um panorama da 1ª e 2ª edição do projeto e apresentou o planejamento da próxima mostra. “Estas ações e parcerias colaboram para que a Mostra Universitária Salvador de Teatro seja cada vez mais dinâmica, atual e para que possamos calendarizar nossa mostra, com uma participação cada vez maior dos artistas, do público e da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA)”, declara Kalik sobre a importância de participar da Mostra da FAP.

Portas e Frestas – Durante o evento, foram discutidas a criação do Núcleo dos Festivais Universitários e a sincronização dos calendários dos eventos, além de ser estabelecida uma parceria com os realizadores do Encontro Estudantil de Artes Cênicas (aporta), responsável por discutir e movimentar a realização dos festivais e mostras estudantis. Desde então, o MUST foi convidado para participar do próximo encontro do projeto aporta, denominado de FRESTA, no qual estarão reunidos grupos artísticos, produtores, organizadores e o público para dialogar sobre os festivais e as mostras. A próxima FRESTA acontece dia 12/07, durante o FITUB, em Blumenau.

Kalik e o MUST – Susan Kalik é formada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Coordenou as duas primeiras edições da MUST e continua na realização do evento. A Mostra Universitária Salvador de Teatro surgiu em 2009 com o objetivo de difundir a produção do teatro universitário baiano. A programação da MUST é formada por espetáculos dos alunos da Escola de Teatro da UFBA e de outras instituições de ensino superior da Bahia, em sua segunda edição incluiu também produções de outros estados do Nordeste.

 

Serviço

O que: 19ª Mostra de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná

Quando: 11 a 16/06

Onde: Faculdade de Artes do Paraná

Quanto: Grátis

Contato: mostradafap@gmail.com

Realização: Faculdade de Artes do Paraná

 

Notícia relacionada:

Mostra Universitária Salvador de Teatro reúne produção teatral acadêmica na UFBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *