Novas tecnologias para museu é tema de mesa redonda no Museu de Arte Sacra

carta museu

Como parte integrante da programação da Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), acontece no Museu de Arte Sacra da UFBA (MAS-UFBA) a mesa redonda Novas Tecnologias a serviço da comunicação em museus no dia 15 de maio (terça).

 

 

 

 

 

 

 

por Itamar Ferreira

 

No dia 15/05 (terça) às 14h30, o Museu de Arte Sacra da UFBA (MAS-UFBA) recebe a mesa redonda Novas Tecnologias a serviço da comunicação em museus, como parte integrante da programação da Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O evento propõe uma reflexão acerca da utilização de novos recursos tecnológicos nos museus, facilitando o acesso às informações sobre o acervo cultural. Durante as mesas, acontecem debates e trocas de experiências com estudantes e profissionais que atuam com referências patrimoniais, envolvendo uma temática atual.

A museologia tem buscado, através de pesquisas e ações, investigar novas formas de diálogo com o público, com intuito de fomentar o processo de aprendizagem. Quando se fala sobre exposições museológicas, é fundamental perceber que anteriormente a atenção se voltava à contemplação do objeto exposto. Atualmente, a mensagem passa a se ampliar para além da observação passiva e a interatividade se converte em um recurso potencializador das ações de comunicação e aprendizagem. Essas estratégias tiveram início a partir dos Museus de Ciência e Tecnologia, expandindo-se para os demais museus, conforme explica a Museóloga e Coordenadora do Setor de Exposição do MAS-UFBA e Mestre em artes Visuais, Edjane Cristina Rodrigues.

Na sua 10ª edição, a Semana Nacional de Museus traz como tema principal Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações, visando incentivar discussões acerca do universo contemporâneo.

Palestras

A mesa irá tratar de três abordagens importantes para esse processo de comunicação e tecnologia em museus.

Museus em Ambiente Virtual aborda a forma como os museus ultrapassam os limites do material, do concreto.  O palestrante é o professor Dr. José Claúdio Alves Oliveira do curso de Museologia da UFBA.

Utilização de Novas Tecnologias na Elaboração e Montagem de Exposição discute de que maneira o uso dessas novas tecnologias serve como ferramenta facilitadora para os profissionais que elaboram e montam exposições museológicas, com a professora Simone Trindade da Tecnomuseu Consultoria Ltda.

Experiências de Interatividade e Acessibilidade no Museu do Futebol mostra a experiência prática realizada no Museu do Futebol, um dos museus brasileiros tido com referência pelo uso de técnicas expositivas que priorizam a interatividade e acessibilidade. A Diretora de Conteúdo, Salvaguarda e Comunicação do Museu do Futebol, Clara Azevedo será a palestrante dessa mesa.

 

Serviço

O quê: Mesa Redonda Novas Tecnologias a Serviço da Comunicação em Museus

Quando: 15 de maio (terça) às 14h30

Onde: Museu de Arte Sacra da UFBA, Rua do Sodré, nº 276, Centro- Salvador

Inscrição gratuita: semanademuseus2012@yahoo.com.b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *