Palco da PROEXT recepciona calouros e discute saúde mental através da arte

Banda de internos do Hospital Juliano Moreira e performances estudantis marcaram a tarde desta quinta feira         

Por: Lucas Arraz

O tempo chuvoso e a tarde de atividades normais na UFBA não foram impeditivos para que os alunos do Campus Ondina se reunissem no vão da Biblioteca Reitor Macedo Costa na tarde desta quinta-feira (18). Quem chegava ao local acompanhava a programação do Palco Aberto da Proext. A estrutura montada apresentou shows e performances de coletivos de artistas com deficiência intelectual e projetos alunos selecionados pela chamada pública da PROEXT.  O evento aconteceu durante a Primeira Semana de Saúde e Bem-Estar da UFBA (PSIU) que teve como propósito aproximar a comunidade universitária das principais discussões em torno da saúde mental.

A programação iniciou às 16:30h com o desfile de moda do projeto Gerar. O projeto integra pacientes de unidades da rede CAPS Salvador na fabricação e apresentação de peças e acessórios de vestuário. Ricardo Melo, um dos coordenadores do projeto afirma que o principal objetivo é incluir os pacientes na sociedade e no campo de trabalho, criando uma rede de economia solidária. “Além de capacitar, criamos geração de renda para essas pessoas e os grupos dos CAPS que elas estão envolvidas”, conta. As roupas e acessórios expostos foram vendidos durante o evento.

Além das apresentações ligadas à PSIU , que incluiu show da banda de internos do Hospital Juliano Moreira, o Flores da Massa, foram apresentados projetos selecionados pela  chamada pública para artistas feitas pela PROEXT. Com objetivo de recepcionar os novos estudantes da universidade, o Palco Aberto reuniu apresentações musicais do Tabuleiro Musiquim, Os Informais e o grupo IJESAX de saxofone Brasileiro. Quem andava em direção ao portão principal da UFBA também podia conferir  a instalação afrofuturista no caminho entre os  PAF’s III e IV.

A aluna do B.I de Artes, Tamera Rodrigues acompanhou o Palco Aberto motivada pela  curiosidade despertada após ver a montagem da estrutura pela manhã. Depois do show da banda Flores da Massa, a estudante parabenizou a realização do evento. “O tema é atual e precisamos falar sobre saúde mental, uma vez que os estudantes estão sofrendo tanto com as provas e distância da família”, avalia. O dia ainda contou com uma apresentação não programada dos índios da tribo alagoana Cariri Xocó. A antropóloga Lisbela Silva explicou que a ação fez parte de uma campanha de arrecadação de alimentos para a tribo e que a apresentação percorreu escolas durante o Abril Indígena, recolhendo 20 toneladas de alimentos.

PSIU

O Programa PSIU surgiu como uma resposta às demandas da Reitoria e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) para promover uma discussão mais profunda das questões relacionadas à saúde, ao bem-estar e à convivência com as diferenças no interior da Universidade.

A Semana de Saúde e Bem Estar da UFBA será composta de intervenções acadêmicas, políticas, artísticas e de educação para a saúde, as quais serão desenvolvidas pela própria comunidade universitária.  O objetivo principal é envolver todas as unidades de ensino da UFBA para dar visibilidade ao tema e reduzir o estigma relacionado sobretudo às questões do sofrimento psíquico, de modo a facilitar a informação e a acessibilidade aos serviços e dispositivos de acolhimento e de atenção existentes na própria UFBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *