Pontes de fauna garantem segurança para a passagem de animais

Instaladas há um mês, pontes de fauna interligam mata da UFBA e ajudam a reduzir casos de atropelamentos de animais

Por Luiza Leão

Com o objetivo de interligar os dois lados da mata cortada pela rua Barão de Jeremoabo, as pontes de fauna, instaladas no início do mês de maio no campus da UFBA, em Ondina, foram criadas para facilitar o trânsito de animais que vivem nas árvores e realizam travessias na pista destinadas aos carros. Desde a instalação, não foram relatados novos casos de atropelamento de animais como micos e macacos de cara amarela. Antes disso, havia uma média de dois casos por mês, além de animais vítimas de choques elétricos, ao passarem para o outro lado da mata através da fiação.

O projeto das pontes, que visam beneficiar principalmente essas espécies de mamíferos, foi idealizado por Pedro Rui Barbosa, ex servidor da UFBA e engenheiro agrônomo aposentado. Barbosa também foi responsável por monitorar e orientar o processo de produção das pontes realizado pela equipe da própria universidade. As pontes têm 200m de comprimento cada, estão posicionadas numa altura de 5 e 6m e suportam cerca de 30kg. Os animais que farão uso majoritário da instalação chegam a pesar 4kg. Para a produção, foram utilizando tubos de pvc e cordas de náilon, oriundas de garrafas PET reaproveitadas. Têm vida útil de cerca de 10 anos e precisam, obviamente, passar por manutenção anual, com reparo de danos e ajuste de parafusos.

Sobre o valor investido, um total de cerca de R$600 para as três pontes, o coordenador de meio ambiente da Super Intendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI/ UFBA), Antônio Lobo, acredita que o custo benefício foi eficaz para a universidade. “Essa foi uma forma muito boa de se utilizar o recurso público. Além da verba ter sido utilizada com eficiência, com algo que trouxe benefícios, não foi um investimento caro”.

Os locais de instalação foram cautelosamente escolhidos para evitar que os animais circulem em áreas com grande adensamento humano, garantindo o acesso a locais onde a mata está consolidada. Para estimular o uso das pontes, frutas têm sido disponibilizadas ao longo do trajeto.

luefio

Segundo uma pesquisa ambiental realizada pela SUMAI, a demanda de pontes de fauna do campus de Ondina já foi atendida e não foi identificada necessidade de implantação nos outros campi da UFBA. As três pontes estão localizadas na proximidade do Banco do Brasil, próximo à Faculdade de Comunicação e a terceira e mais recente, instalada no dia 2 de junho, na região do Instituto de Física.

Projetos ambientais

A UFBA tem investido na preservação ambiental através de outras ações como o projeto “Animais Silvestres UFBA”, desenvolvido nas escolas próximas à universidade. O objetivo é promover educação ambiental e combater a captura dos animais, através de palestras de conscientização sobre a importância da preservação dos animais silvestres.

O campus da UFBA é escolhido frequentemente para caça e captura de animais silvestres, por famílias e crianças moradoras das redondezas da universidade. Depois da implantação do projeto, o monitoramento do patrimônio ambiental da universidade identificou uma diminuição da prática.

Também está em andamento o projeto de sinalização ambiental do campus. Serão instaladas placas preventivas, educativas e de alerta, como: “preserve a natureza” , “cuidado, animais na pista”, “não capture animais”. A licitação já está em andamento e também prevê a identificação das plantas encontradas na universidade, com placas e QR Codes, cujas informações completas serão disponibilizadas em um site.

Um outro projeto, que mescla mobilidade e meio ambiente, está em andamento. Serão instalados 36 paraciclos, baias de estacionamento para bicicletas, produzidos em aço galvanizado, que disponibilizarão ao todo 360 vagas. A ideia surgiu como uma forma de favorecer o uso desse meio de transporte: “Percebemos que havia o desejo de se fazer o uso de bikes, mas não havia local adequado para armazenagem do equipamento. Alguns alunos levavam para sala de aula”, argumentou Lobo, coordenador da SUMAI.

Diversidade

Iguanas, camaleões, espécies de marsupiais como os sariguês ou saruês e, até mesmo, preguiças fá foram encontrados na universidade e podem também se beneficiar das pontes de fauna.
Alguns animais silvestres fazem morada na mata da universidade  e, apesar de não serem ameaçados de extinção, também são protegidos por lei e, na UFBA, monitorados pela SUMAI. Jiboias também são encontradas e vivem na copa das árvores e, eventualmente, poderiam fazer uso da ponte para transitar e como local de caça, utilizando a instalação para capturar suas presas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *