Produção de games é tema do Cultura em Rede

O evento  faz parte de um ciclo de debates sobre temas ligados à arte, cultura e inovação                                  

Por: Glenda Dantas

Na próxima quinta, 14, acontece no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, às 14h, a primeira edição do Cultura em Rede. O evento, que discute  a “Produção de Games na Bahia”, terá como  convidados para discutir a temática Lynn Alves, Danilo Dias e Victor Cardozo.

O evento promovido pela Logos – Cultura Universitária em parceria com a Agenda Arte e Cultura da UFBA propõe a realização de um ciclo de debates sobre temas ligados à arte, cultura e inovação. A iniciativa visa promover um diálogo entre a academia e o mercado, fazendo com que pesquisadores, estudantes e profissionais troquem experiências e informações sobre suas respectivas áreas de atuação. Para participar do evento, é preciso realizar inscrição por meio de formulário online.

Nesta edição, o evento reúne profissionais e pesquisadores para discutir a produção de games no estado. De acordo com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), levantamento feito pela NewZoo, mostra, em 2016, o setor faturou US$ 1,6 bilhão, 25% a mais que em 2014. Ainda segundo a Abragames, o país conta com cerca de 300 empresas do setor.

Na Bahia, há cursos de desenvolvimento de games na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Saga, Unime e Unijorge. O estado conta ainda com uma associação de desenvolvedores de jogos, a Bahia Indie Game Developers (Bind) e sedia o Gamepólitan – Festival de Jogos da Bahia.

Durante o Cultura em Rede, Danilo Dias fará o lançamento do livro Fase em Games. A publicação é descrita como um guia sobre a trajetória de produção de doze games, sob a ótica da arte e do design. O livro descreve teorias, ideias, conceitos e fundamentos utilizados para ultrapassar obstáculos e encarar desafios, com soluções gráficas e criativas.

Palestrantes

Lynn Alves é professora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências da UFBA (IHAC). Tem pós-doutorado na área de Jogos Eletrônicos. Há onze anos, ela coordena o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas. Além de coordenar projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais.

Danilo Dias é game designer, concept artist, ilustrador,  escritor, arte-educador e roteirista. Possui mestrado Gestão e Tecnologia para a Educação pela UNEB e já lançou oito jogos digitais educativos.

Victor Cardozo é fundador e gerente da empresa Contra Labs, além de diretor de Arte no estúdio Aoca Game Lab e Professor do Senac – Bahia.

Desenvolvedor híbrido, capaz de atuar com arte e programação, é também professor na área de jogos digitais e uma das lideranças da BIND – Bahia Indie Game Developers.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *