PROEXT abre inscrições para o Programa de Experimentação Artística

O PIBExA tem por objetivo fomentar propostas de experimentação artística de estudantes em processos de composição e montagem cênica, musical, expográfica, literária e audiovisual

Por Greice Mara

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) anunciou que as inscrições para a obtenção de bolsas para o Programa de Experimentação Artística (PIBExA) estão abertas até o próximo dia 03 de abril. O PIBExA tem por objetivo fomentar propostas de experimentação artística de estudantes em processos de composição e montagem cênica, musical, expográfica, literária e audiovisual.

Tais processos resultarão em obras artísticas, a serem apresentadas em circuitos inter-campi da UFBA estabelecidos pela PROEXT, conforme o perfil das propostas selecionadas. Podem se inscrever estudantes de graduação regularmente matriculados na Escola de Belas Artes, Dança, Música, Teatro, IHAC (BI em Artes), Instituto de Letras, Faculdade de Arquitetura ou Faculdade de Comunicação.

O PIBExA tem também por objetivos contribuir para a formação artística de estudantes de artes, o incentivo à prática experimental como pressuposto de uma formação artística crítica à lógica massificadora de mercado. Além disso, visa a promoção de vivências de composição artística afastada do sistema de notas e frequência, a estimulação da autonomia criativa dos estudantes de artes, além da promoção a complicação entre experimentação e rigor investigativo.

Cada proposta aprovada receberá uma ajuda de custeio para montagem no valor de R$4.000,00, conforme cronograma financeiro aprovado, de acordo com o limite mensal de 1,5 salários mínimos. Mais informações podem ser encontradas no edital do PIBExA. Dúvidas devem ser enviadas ao coordextac@ufba.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *