Projeto Conviver recebe textos até o dia 20 de abril

Lançamento dos livros da primeira edição do projeto

Por Adriana Santana*

Promover e divulgar a produção científica e literária dos estudantes atendidos pelos programas de assistência estudantil da Universidade Federal da Bahia (Ufba) é o objetivo do Projeto Conviver, que em 2012 chega a sua terceira edição. O projeto consiste na elaboração de dois livros a partir do recebimento de textos produzidos por estudantes de graduação cadastrados na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Ufba.  Os trabalhos devem ser inéditos e podem ser enviados até o dia 20 de abril para o e-mail projetoconviver3@gmail.com.

Serão selecionados textos em duas modalidades para compor as publicações: artigos científicos e textos literários (poesia, conto, crônica ou história de vida). Os graduandos podem participar dos dois livros desde que atendam as exigências de cada edital para o Livro Literário e o Livro Científico. Os trabalhos enviados devem ter como diretriz os temas Diversidade e Convivência, desenvolvidos a partir de abordagens múltiplas – educação, cultura, línguas, minorias, grupos sociais, trabalho, gerações, inclusões, comunidade, esportes, raça, mulheres, idosos etc.

O projeto surgiu em 2008 e foi elaborado coletivamente pela Proae e moradores das residências universitárias da Ufba. “O Projeto Conviver recebeu esse nome porque os membros responsáveis pela criação acreditam que deve ser um espaço de convivência que preze pelo respeito à diversidade, bem como à pluralidade de ideias, reunindo todos os estudantes interessados na proposta”, afirma o membro da comissão organizadora e estudante da Faculdade de Direito da Ufba, Efson Lima. “Permanecer na universidade precisa ser muito mais do que apenas assistir aulas. Para os estudantes que já venceram as barreiras do vestibular, enfrentar a universidade, as burocracias, participar de grupos de pesquisa são um novo desafio. Desafio este que os estudantes da periferia, estudantes que vieram de escola pública ainda se encontram em uma disputa desfavorável em relação àqueles que possuem tempo e dinheiro para viver intensamente as infinitas possibilidades da vida universitária. Deste modo, o Projeto Conviver tem dado uma grande contribuição ao possibilitar o acesso à produção do saber a estes estudantes”, defende o pedagogo da Proae e membro organizador do Projeto Conviver, Jaime Praseres.

Após o recebimento, os textos passam por um comitê responsável pela avaliação. “Os textos enviados são de reconhecida qualidade acadêmica e cultural, temos notícias de que alguns destes textos deram origem a outras publicações dos estudantes. Nós percebemos uma evolução da primeira para a segunda edição, alguns autores ganharam experiência, pois publicaram nas duas edições”, indica Jaime Praseres.

Os livros são publicados pela Editora da Ufba (Edufba), responsável pelos acabamento e correção dos textos. “Os livros são distribuídos gratuitamente, tanto para os autores quanto para os convidados presentes no lançamento e demais interessados. A cada edição são impressos 500 exemplares de cada livro”, afirma Efson. Os livros das duas edições do projeto estão disponibilizados no Repositório Institucional da Ufba. Os livros da terceira edição serão publicados ainda esse ano.

Inclusão

Além de fazer parte da comissão organizadora do projeto, Efson Lima teve textos publicados nas duas edições. “Do primeiro artigo publicado ganhei gosto pela escrita, escrevo para um jornal da minha região, bem como para outro periódico mensal, especializado em direito, além de outros artigos”, reconhece. “Podemos perceber que se trata de uma inclusão cultural. Os acadêmicos deixam de ser indivíduos passivos nesse processo acadêmico e passam a opinar e discutir os problemas. A universidade ganha mais vozes, vozes dos discentes. O saber perpassa por novos atores. Além disso, é uma literatura acadêmica com outro olhar. São os mesmos problemas, mas recebem tratamentos diferentes, análises diferentes. O sujeito observador mudou”, conclui o estudante.

Proae

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Ufba é o órgão responsável por oferecer apoio socioeconômico aos estudantes e coordenar as políticas de ações afirmativas da universidade. Dentre os serviços oferecidos, destacam-se os de residência universitária, auxílio moradia, serviço de alimentação, auxílio transporte, bolsa de idiomas e creche para filhos de funcionários e estudantes da Ufba. A Proae é responsável ainda pelo Programa Permanecer eConexão de Saberes.

As inscrições para concorrer aos benefícios podem ser realizadas a partir do dia 05 de março. Para mais informações, consultar o edital de convocação.

Serviço

O quê: inscrição para o Projeto Conviver

Quando: até 20 de abril

Onde: através do e-mail projetoconviver3@gmail.com

Realização: Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae/Ufba)

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *