“Roque Santeiro em o Berço do Herói” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Peça é resultado prático de uma das disciplinas que encerram o ciclo da graduação em Interpretação Teatral da UFBA

Por: Glenda Dantas

Estreia nesta quarta-feira (25), no Teatro Martim Gonçalves, o espetáculo “Roque Santeiro em o Berço do Herói”. A ação da peça se passa numa pequena cidade chamada Asa Branca, interior da Bahia, cuja sociedade está marcada pelo fanatismo religioso, autoritarismo e pela corrupção. Esta cidade é uma representação do Brasil, trazendo à tona temas relevantes da contemporaneidade, principalmente no que diz respeito a condição política do país.

A peça, que segue em cartaz até o dia 29, é resultado prático de uma das disciplinas que encerram o ciclo da graduação em Interpretação Teatral da UFBA. Em cena, 14 atores se revezam interpretando todos os personagens da trama.  

De autoria de Dias Gomes, a montagem dirigida por Hebe Alves, mantém as críticas e reflexões do contexto político da década de 60, período em que foi escrito, mas atualizadas em muitas referências cotidianas da cena política contemporânea. “Roque Santeiro em o Berço do Herói”, ao ser montado, em 1965, foi censurado pela ditadura militar, duas horas antes de ser apresentado no teatro.

O elenco é composto por Águeda Tavares, Artur Piramoura, Bárbara Laís Machado, Clarissa Gonçalves, Emerson Sant’anna, Fábio Machado, Fábio Nascimento, Ícaro Bittencourt, Jell Oliveira, Luísa Domingos, Mila Monteiro, Raphael Mascarenhas, Ronei Silva e Tulasi Devi.

O original Roque Santeiro
Uma dramaturgia carregada de histórias que, inclusive, ganhou versão na teledramaturgia brasileira com o título de Roque Santeiro. No palco a história de um soldado, Cabo Roque, que foi convocado para segunda guerra mundial e ficou afastado de Asa Branca durante 15 anos. Ao longo desse tempo, os moradores da cidade acreditam que o soldado morreu e criam um mito a partir do acontecimento trágico e passam a lucrar com o fictício fim de Roque, que torna-se um mártir brasileiro. Quando tudo parece bem e todos tiram proveito do “falecido”, ele retorna e a história ganha rumos surpreendentes.

Serviço

O quê: Espetáculo “Roque Santeiro em o Berço do Herói
Onde: Teatro Martim Gonçalves. Av. Araújo Pinho, 292 – Canela, Salvador – BA, 40110-150
Quando: 25 a 29 de julho. De Quarta a sexta às 20h e sábado e domingo às 17h e 20h
Quanto: Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *