A sétima arte na sala da UFBA

Com 9 anos de parceria com a Universidade, Sala de Arte localizada no Campus do Canela oferece preços especiais à comunidade da UFBA

Por Yananda Lima

++ Sala de Arte da Ufba e o circuito alternativo de cinema

++ Portas abertas para a comunidade acadêmica

Localizada no Vale do Canela, ao lado das Faculdades de Administração e Educação, o espaço atrai alunos, professores e funcionários da Universidade Federal da Bahia – além de moradores dos arredores. Com uma média de 7 filmes em cartaz por semana, a Sala de Arte Cinema da UFBA, movimenta o circuito de cinema de arte local e atrai um público ávido por opções alternativas aos habituais blockbusters.

Em funcionamento desde 2007, após o fechamento de uma das salas do circuito Sala de Arte localizada no antigo Clube Bahiano de Tênis, a parceria começou através de uma iniciativa da própria Universidade, na época sob direção do reitor Naomar Monteiro. “Naquele período, inclusive, estavam acontecendo diversas manifestações na cidade. As pessoas protestavam contra o fechamento da sala”, conta Elisabete Barbosa, responsável pela parceria da Sala de Arte com a UFBA referindo-se à manifestação marcada por um abraço simbólico com cerca de 300 pessoas, em janeiro de 2006.

Atualmente, conhecido como a Sala de Arte de Cinema da UFBA, o espaço foi construído como um teatro no Pavilhão de Aulas do Canela e sofreu modificações, desde isolamento acústico, até a recente mudança de padronização das cadeiras a fim de adaptar-se ao modelo de sala de cinema. “Chamamos profissionais para avaliarem o espaço que nasceu como um teatro simples. O grupo conheceu e se encantou pelo local”, lembra Elisabete.

Além de contar com preços módicos, voltados aos estudantes, a parceria também oferece à comunidade universitária a possibilidade de usufruto do espaço para finalidades acadêmicas todos os dias da semana durante o período da manhã. As chamadas para envio de propostas são abertas a cada dois meses no site da Pró-Reitoria de Extensão e são priorizadas as atividades dependentes exclusivamente dos recursos disponíveis na sala de cinema da Universidade.

 

sala-de-arte2
Foto: Rayssa Guedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *