Terceira Mostra Universitária Salvador de Teatro renova e amplia programação

A MUST movimentou a Escola de Teatro da UFBA com uma programação diversificada de espetáculos e mesas temáticas. O público baiano teve a oportunidade de conferir o que é produzido na cena teatral em outras universidades do país. 

*Por Ítalo Richard

Salvador recebeu durante seis dias uma intensa programação teatral. A Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), juntamente com Kalik Produções realizou a terceira Mostra Universitária Salvador de Teatro – MUST, que aconteceu de 21 a 26 de maio. O público pôde conferir de graça espetáculos produzidos em diversas universidades do Brasil. Além dos treze espetáculos, foram oferecidas atividades formativas, leitura dramática e exposição fotográfica.

A MUST, segundo Susan Kalik, coordenadora geral da mostra, tem como principal objetivo divulgar para o público, aos novos alunos e de outros estados, as peças produzidas na Escola de Teatro da UFBA e também de outros cursos do Brasil. Por esse motivo o evento é realizado na segunda semana de aulas da ETUFBA, no início do primeiro semestre letivo. O evento vem crescendo bastante em relação aos anos anteriores. Em 2009, foram ofertados nove espetáculos, na edição seguinte foram doze. Nessa última edição foram realizados treze espetáculos, três mesas temáticas, sete oficinas, uma exposição fotográfica e uma leitura dramática. Sempre com uma procura crescente de público.

“A MUST vem crescendo. Crescemos em número de espetáculos e atividades, crescemos em equipe. Acho importante este trabalho. Somos uma Mostra Universitária de Teatro Baiana e já estamos ganhando visibilidade no Brasil, este ano tivemos 16 espetáculos inscritos de fora da Bahia, sendo 02 internacionais”, explica Susan.

foto (1)

 

As mesas temáticas foram um dos destaques da MUST.  A primeira, realizada no dia 23, com a temática “Vivência de grupo (…) produção continuada”, foi ministrada pelo ator-pesquisador Renato Ferracini, do LUME Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil. No dia 24 foram realizadas as mesas “Festivais de teatro universitário e você com isso?”, que traçou um panorama dos festivais nacionais, e ainda “Vivência de grupo (…) produção continuada”, reunindo grupos locais e alunos remanescentes da ETUFBA que vêm se destacando no cenário teatral baiano.

O público foi apresentado a espetáculos de estética e temas variados. Desde abordagens mais contemporâneas e políticas em “Só não viu quem não quis” (Rio de Janeiro – UFRJ) a peças que partem de textos clássicos como em “Propriedade Condenada” (Salvador – UFBA) e “As pererecas: como se tornar uma besta” (Belo Horizonte – UFMG). Nesse sentido, Susan destaca que a diversidade é a marca da Must. Além de proporcionar trocas interessantes não só por parte do público, que passa a conhecer a produção teatral fora da Bahia, mas pela interação entre os grupos.

“É uma oportunidade de troca rica para quem se apresenta e muito importante para o público, temos diversas ações que incentivam a formação de platéia e com isso a troca é feita também entre artistas e espectadores”, revela Susan, que além de estar à frente da organização do evento foi ex-aluna da Escola de Teatro da UFBA. “Fico feliz em ver o teatro feito em Goiânia se apresentando aqui, em conversar com alunos do Paraná sobre sua prática, em receber alunos da Federal do Ceará que hoje são alunos de professores que foram meus professores, quando eram da UFBA”, completou.

foto-10

 

O próximo passo é tornar o evento parte do calendário oficial das artes cênicas de Salvador. A proposta é aumentar as possibilidades de troca, receber mais espetáculos de fora, abrir espaço para as produções locais e se apresentar em festivais fora da Bahia.  As próximas edições prometem muito mais. “Temos muitos desejos para as próximas edições. Aumentar o número de apresentações na MUST, poder realizar a mostra em mais espaços, principalmente espaços de rua, realizar a “Mustinha” que é o braço infanto-juvenil da MUST, agregar mais escolas de formação em Artes Cênicas, receber espetáculos internacionais, fomentar apresentações de espetáculos baianos em outros festivais, enfim, muito está planejado para as próximas edições”, revela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *